Com coragem na defesa e precisão na frente, o Central Córdoba assinou um feito raro no dia 9 de abril: ser o único time, até o momento em 2025, a derrubar o Flamengo de Filipe Luís no Maracanã. Nesta quarta-feira, o Rubro-Negro tentará devolver a "gentileza" na Argentina, no jogo da quarta rodada da fase de grupos da Libertadores. Para isso, terá que calibrar o ataque e passar pelo bloqueio adversário, que tem como um dos destaques Lautaro Rivero, o cara da imagem abaixo.
Lautaro Rivero vendia alfajores nas ruas de Buenos Aires um ano antes de ser campeão com o Central Córdoba — Foto: Reprodução/Instagram
A imagem parece comum: um jovem com uma caixa de doces na rua de uma metrópole. Mas ela marca o início de uma travessia. Era dezembro de 2023, 12 meses antes de Lautaro Rivero erguer seu primeiro troféu nacional. O zagueiro, então jogador do River Plate Reservas (grupo formado por atletas sem espaço na equipe principal), vendia alfajores, doce tipicamente argentino, pelas ruas de Buenos Aires para ajudar a família financeiramente e ter dinheiro para continuar treinando.
- Ele vendia alfajores e outras coisas na época do Natal. Lembro-me que ele trazia alfajores com recheio de marmelo para minha irmã e meus pais... Ele nos trazia o que não conseguia vender - recordou Junior Rivero, primo de Lautaro, ao ge .
- Ele nunca pensou em desistir e continuou, apesar de tudo. Com o próprio sacrifício e também o da família, ele conseguiu seguir em frente aos poucos. Nós vimos o sacrifício dele, levantando de madrugada para ir treinar, perdendo reuniões familiares... - completou.
Lautaro Rivero em Flamengo x Central Córdoba — Foto: Reprodução/Instagram
Lautaro teve papel fundamental no título da Copa Argentina, torneio conquistado em dezembro de 2024 sobre o Vélez Sarsfield e que levou o Central Córdoba a disputar a Libertadores pela primeira vez em 105 anos de história. O estreante tem ido melhor do que se imaginava - o feito de vencer o Flamengo em pleno Maracanã foi destaque na mídia local, assim como a atuação do zagueiro.
Vitória do Central Córdoba sobre a Argentina repercute na mídia argentina — Foto: Reprodução
Vitória do Central Córdoba sobre a Argentina repercute na mídia argentina — Foto: Reprodução
O jogador de 21 anos venceu quase todos os seus duelos, afastou muitas bolas que chegaram na área e teve desempenho marcante ao lado de Lucas Abascia. Foi o vice-líder em desarmes e o segundo atleta do Central Córdoba que mais tocou na bola no jogo no Rio de Janeiro. Foi do doce sacrifício a uma noite continental em pouco mais de um ano.
- Fiquei muito feliz em ver que ele venceu um grande clube como o Flamengo, para nós um dos melhores da América. No final da partida, como de costume, ligamos para ele e o parabenizamos por videochamada - disse Junior.
- Conversamos depois do jogo, e ele estava muito feliz pelo time e pessoalmente pelo ótimo jogo que fez - acrescentou Matias Toranzo, um dos agentes de Lautaro Rivero.
Lautaro com o primo Junior — Foto: Arquivo pessoal
O zagueiro está no Central Córdoba desde meados do ano passado, emprestado pelo River Plate, e deve voltar ao time de Buenos Aires ao fim de 2025. A boa fase em Santiago del Estero deverá abrir portas no clube onde foi formado, mas nunca conseguiu espaço no profissional.
- É uma alegria enorme (vê-lo campeão e jogando a Libertadores), porque passamos por muita coisa juntos. Treinamentos, jornadas dobradas, viagens... depois de treinar no clube, ele treinava de novo comigo e com um professor e viajava duas horas até sua casa. Fez um sacrifício enorme para que pudesse hoje desfrutar desse presente - destacou Matias.
Lautaro com o agente Matias Toranzo — Foto: Arquivo pessoal
O defensor do Central Córdoba cresceu em Moreno, cidade próxima a Buenos Aires, e deu os primeiros passos no futebol no clube Los Halcones. Depois, atuou no Villa Luro Norte, onde decidiu que tentaria a carreira de jogador. Aos 14 anos, em 2018, Lautaro chegou à base do River, onde começou atuando na ala esquerda. Com 1,85m de altura e muito forte fisicamente, fez a transição para a zaga.
- Ele sempre gostou de futebol. Cresci vendo-o jogar quase todos os dias, sonhando em conquistar tudo o que conquistou hoje. É uma pessoa muito boa, humilde, carismático e voltado para a família. Uma pessoa que lutou e luta todos os dias para estar onde está hoje e, que apesar de todas as coisas que teve que passar, sempre colocou o coração no futebol, é o que ele ama. Ele é motivo de orgulho para toda a família - afirmou o primo de Lautaro Rivero.
Em 2021, Lautaro estreou pelo River Plate Reservas e conseguiu assinar seu primeiro contrato profissional com o clube. Ele se destacou sob o comando do treinador Marcelo Escudero e chamou a atenção do Central Córdoba, onde realizou o sonho de estrear na primeira divisão argentina.
- Nunca pensou em desistir. Nós íamos lutar até o fim, até porque suas características são excelentes. Não existe zagueiro canhoto, e eu sempre disse a ele que no dia em que ele jogasse na primeira divisão ele daria um salto muito grande, porque ele é muito bom. É uma grande pessoa e se prepara todo dia para continuar crescendo na carreira. Não vai parar até chegar à seleção - declarou o agente.
Lautaro Rivero soma 27 jogos pelo time de Santiago del Estero, com dois gols e uma assistência. A Libertadores é vista como uma vitrine pelo jogador, que tem atraído atenção de outras grandes equipes. Alguns veículos argentinos noticiaram recentemente que o Chelsea, da Inglaterra, estaria observando o zagueiro que pertence ao River.
- Faz um ano. Não consigo acreditar em tudo isso - escreveu Lautaro nas redes sociais quando postou a imagem com a caixa de alfajores que vendia pelas ruas de Buenos Aires.
Ainda sem acreditar na rápida ascensão, o zagueiro de 21 anos viverá mais uma noite especial nesta quarta. Mas agora, ele não carrega mais uma caixa de doces - carrega a responsabilidade de conter um dos times mais estrelados do continente e que costuma "alugar" o campo de defesa dos adversários e criar inúmeras chances. Trabalho não vai faltar para Lautaro Rivero.
Mais Escalados 1 ª rodada
Carregando Dados...
......
|
|
0000000000 |
Carregando Dados...
......
|
|
0000000000 |
Carregando Dados...
......
|
|
0000000000 |
Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv