Varela se consolida no Flamengo como titular no modelo de jogo pensado por Tite

O primeiro gol do uruguaio Varela com a camisa do Flamengo , o segundo da carreira, foi uma forma de consolidar a posição de titular da lateral direita neste início de temporada sob o comando de Tite. O jogador fez o quarto da vitória por 4 a 0 sobre o Audax , pela primeira rodada do Campeonato Carioca, quarta-feira, em Manaus. O clube sequer fez algum movimento mais intenso no mercado por um nome para a posição.

Varela já havia atuado como titular sob o comando de Tite nos dois últimos jogos do Flamengo no Campeonato Brasileiro do ano passado, contra Cuiabá (2 a 1) e São Paulo (0 a 1). Antes, só havia entrado no fim do confronto com o Bragantino (1 a 0).

Depois dos 12 jogos e treinos em 2023, Tite teve a oportunidade de fazer uma análise sobre o elenco. Varela venceu a disputa com Matheuzinho, em fim de negociação para ser emprestado ao Corinthians, e Wesley. Jogador de seleção no Uruguai, ele se encaixa melhor no modelo utilizado pelo atual técnico do Flamengo .

- Até o ano passado, a gente estava com um problema bom. Matheuzinho, Varela e Wesley são jogadores com características diferentes, mas três grandes jogadores. Falo isso com muita tranquilidade. Matheuzinho talvez seja o médio deles, em termos de marcação e construção. Wesley é mais agressivo, mas também está evoluindo no processo defensivo. E o Varela é um jogador mais consistente de marcação, chegando por trás naquilo que é o nosso modelo - explicou Tite.

Varela em ação em Flamengo x Audax — Foto: João Normando

Varela tem 30 anos e contrato com o Flamengo até o fim de 2025. Aos 20 anos, Wesley também tem vínculo com o clube pelo mesmo período. Matheuzinho, de 23, é quem tem o contrato mais longo entre os três laterais, até dezembro de 2026.

- Para o jogador, é importante a confiança, sim. Falei que um deles teria que sair. Não somos mágicos. Não dá para ter três atletas de nível e achar que estarão todos os dias felizes, treinando do lado esquerdo. Antes era o Varela fora. Aí, saiu o Wesley, depois o Matheus. Falei para a direção: "não se desfaça do Matheus". É jogador que vai crescer bastante, assim como Varela, tendo continuidade, está produzindo bem em uma concorrência com o Wesley - explicou.

Contra o Audax, Varela teve um bom rendimento e marcou seu primeiro gol com a camisa do Flamengo , em um chute de fora da área, contando com a colaboração do goleiro Leandro. Ele já havia marcado uma vez na carreira, atuando pelo Castilla, clube B do Real Madrid, que joga as divisões inferiores da Espanha, em 2015.

O próximo jogo do Flamengo pelo Campeonato Carioca é domingo, contra o Nova Iguaçu, em João Pessoa, onde o time com alguns reservas e jovens que estavam na disputa da Copa São Paulo será comandado por Mario Jorge. O elenco principal jogará no mesmo dia contra o Philadelphia Union, na Flórida, local da sequência da pré-temporada.

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte