O Flamengo entrou em 2023 sob muita expectativa após as conquistas da Copa do Brasil e da CONMEBOL Libertadores em 2022. No entanto, a temporada que era tratada e vista como "sonho" para o torcedor acabou se transformando em "pesadelo" em um intervalo de dois meses.

Tudo começou no dia 29 de julho. Após a vitória de virada por 2 a 1 sobre o Atlético-MG , que marcava uma sequência de 10 jogos invicto, o Rubro-Negro viu o início do descarrilamento. Por se recusar a continuar no aquecimento, Pedro foi cobrado no vestiário pelo preparador físico Pablo Fernández - que viria a ser demitido - e acabou levando um soco .

Do fatídico dia em diante, o Flamengo acumulou outros episódios de violência nos bastidores. No dia 15 de agosto, após desentendimento em treinamento, Gerson e Varela trocaram socos . O volante não gostou da forma que o uruguaio o abordou, reagiu à tentativa de agressão e acabou fraturando o nariz do lateral-direito.

O terceiro e último episódio violento aconteceu cinco dias antes do segundo jogo da final da Copa do Brasil. Em um shopping na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro, Marcos Braz acabou se envolvendo em uma briga com um torcedor , sendo ferido no nariz.

Dentro de campo os fracassos também fizeram parte da rotina rubro-negra, culminando no fim dos sonhos de títulos - ainda há possibilidade matemática da conquista do Brasileirão. No campeonato de pontos corridos, derrotas traumáticas para Cuiabá e Athletico-PR , ambas por 3 a 0, que fizeram a torcida protestar contra o técnico Jorge Sampaoli e o desempenho da equipe.

Na Libertadores, vexame nas oitavas de final. Após vencer por 1 a 0 no Maracanã, o clube carioca até saiu na frente do Olimpia dentro do Defensores del Chaco. Mas, com três gols de bola aérea, acabou sendo derrotado por 3 a 1 e deu adeus ao sonho do tetracampeonato.

Na Copa do Brasil, o último ato. No primeiro jogo, revés no Maracanã por 1 a 0, com a torcida protestando contra a diretoria pelos altos preços dos ingressos e desempenho da equipe. No jogo da volta, o Rubro-Negro ficou no empate com São Paulo , no Morumbi, e ficou com o vice-campeonato do torneio.

Veja abaixo a sequência cronológica dos fatos:

Agora, tentando colher os cacos dos duros golpes recentes, o Flamengo, em crise iminente e com o descontentamento do torcedor, vira a chave para o Campeonato Brasileiro, última competição que ainda resta chance de título na temporada.

O próximo compromisso será contra o Bahia, no sábado (30), às 16h (de Brasília), no Maracanã, pela 25ª rodada. O Rubro-Negro ocupa a 7ª posição no Brasileirão, com 40 pontos.

Próximos jogos do Flamengo