Último jogo do Fla no SBT foi obscuro, de patrocinador e deixou Rio de fora

A confirmação da exibição entre Flamengo e Fluminense pela final do Carioca na próxima quarta (15) será o retorno do clube Rubro-Negro para o SBT após 17 anos . A última partida exibida pelo canal que envolvia o clube carioca não teve transmissão para todo o país e ficou de fora até do Rio de Janeiro. Trata-se do amistoso entre Flamengo x Racing (ARG), em 15 de novembro de 2003.

O jogo ocorreu em Aracaju (SE) e era válido pelo Desafio Petrobrás, organizado pela estatal brasileira que patrocinava os dois clubes e comemorava 50 anos. A partida só foi mostrada para alguns estados do Norte e Nordeste, como Alagoas, Pernambuco, Bahia, Amazonas, Pará, além do próprio estado de Sergipe.

A geração foi realizada pela TV Atalaia, então afiliada do SBT em Aracaju -- hoje, a emissora local é parceira da Record. Para narrar o jogo, um nome conhecido foi chamado: Fernando Vanucci. Na RedeTV! na ocasião, ele apresentava a mesa-redonda "Bola na Rede" e foi liberado pela emissora especialmente.

fla - Instituto Marcelo Déda - Instituto Marcelo Déda
Imagem: Instituto Marcelo Déda

O jogo é obscuro até os dias de hoje. Não existem registros da transmissão realizada, apenas um rápido VT exibido no "Esporte Espetacular" com narração de Glenda Kozlowski. Não se sabe, por exemplo, quem realizou a reportagem naquele dia ou quem viabilizou a contratação de Fernando Vanucci.

Mas os escassos registros mostram que o jogo foi vencido pelo Flamengo , de virada, por 2 a 1, em um estádio Batistão lotado com mais de 20 mil pessoas. O Racing abriu o placar aos 23 minutos do primeiro tempo com Esteves e, aos 40 minutos, o Flamengo empatou com André Gomes.

Aos 21 minutos do segundo tempo, Edílson marcou o gol que deu a vitória do time brasileiro. Inclusive, coube ao então atacante levantar a taça do torneio amistoso. No fim das contas, o jogo fez a alegria da maioria dos torcedores, que eram flamenguistas.

Na quarta, o SBT exibirá com exclusividade o jogo entre Flamengo e Fluminense , a partir das 21h. Ainda não se sabe quem vai narrar a partida. O favorito da direção do SBT é o narrador Téo José, que passou pelo canal de Silvio Santos nos anos 90. Hoje, Téo é contratado do Fox Sports e precisaria de uma liberação para realizar o jogo. Uma definição deve ocorrer, no máximo, até segunda (13).

Imagem: Instituto Marcelo Déda

Fonte: Uol