
Os clubes vêm investindo cada vez mais em conseguir mais sócios-torcedores a cada ano, vendo como uma oportunidade de fidelização e uma importante fonte de renda. O LANCE! mostra os clubes que mais possuem torcedores nesta categoria, usando como base o 'torcedômetro', do Movimento Por Um Futebol Melhor, que mede a quantidade de sócios nos times brasileiros.
Montagem

O Internacional é o líder em sócios-torcedores no futebol brasileiro. O Colorado possui mais de 207 mil torcedores que são associados do clube, de acordo com o ranking atualizado em maio. A média de público do clube no Brasileiro deste ano é de 25 mil pessoas.
(Foto: Divulgação/Inter)

Na segunda posição, aparece o São Paulo. O Tricolor tem 160 mil sócios, 40 mil a menos que o Inter, primeiro colocado. Além de ajudar o clube, o torcedor do São Paulo também vem marcando presença no estádio. O clube possui a quarta maior média de público no Brasileirão, com média de 29 mil pagantes.
Bruno Ulivieri/Ofotografico

O Grêmio está na terceira posição do ranking de sócios. De acordo com a última atualização, o Tricolor possui 154 mil sócios-torcedores. Porém, o público nas partidas vêm decepcionando no Brasileirão, ocupando apenas a décima posição na média de público, com 21 mil pagantes.
(Foto: Lucas Uebel/Grêmio)

A quarta colocação do ranking é do Palmeiras. O Verdão possui mais de 130 mil sócios-torcedores em seu programa Avanti. A média de público é boa no Brasileirão desta temporada. A equipe está na terceira colocação, com média de 30 mil torcedores por partida em casa.
Divulgação/Palmeiras

O Atlético-MG ocupa a quinta colocação entre sócios-torcedores no futebol nacional. O Galo tem mais de 124 mil sócios, mas a ocupação do estádio no Brasileirão não acompanha o alto número, com uma média de somente 18 mil pagantes por jogo, na décima primeira posição.
Bruno Cantini/Atlético-MG

Mesmo não fazendo parte do movimento responsável pelo ranking desde 2017, o Flamengo ocuparia a quinta colocação na classificação com 123 mil inscritos, a melhor marca do Mengão. A média de público no Brasileiro é excelente, com a primeira posição, tendo mais de 49 mil pagantes por partida.
(Foto: Nayra Halm/Fotoarena/Lancepress!)

A sexta colocação é ocupada pelo Corinthians, com mais de 117 mil sócios-torcedores, por meio de seu programa Fiel Torcedor. O Timão tem a segunda melhor média de público no Brasileiro, com 34 mil pessoas por jogo, somente atrás do Flamengo.
(Foto: Bruno Teixeira/Corinthians)

O Cruzeiro está na sétima posição no ranking torcedômetro, com mais de 83 mil sócios-torcedores. A Raposa possui uma boa média de público no Brasileirão de 2019, com média de 23 mil pessoas por jogo.
Vinnicius Silva/Cruzeiro

A torcida do Fluminense vem fazendo a parte dela, e colocou o clube na oitava posição entre sócios-torcedores do futebol nacional, com mais de 43 mil sócios. Na média de público do Brasileiro, o Tricolor carioca está na décima segunda colocação, com 17 mil pessoas.
Lucas Merçon/Fluminense

O primeiro clube fora da Série A no ranking de sócios-torcedores é o Sport. O Leão está na nona colocação, com mais de 40 mil sócios. Já no ranking de público, está na décima oitava posição, com 11 mil pagantes por partida.
Divulgação Sport

A décima posição está com o Coritiba, mais uma equipe na Série B do Brasileiro. O Coxa tem 31 mil sócios-torcedores ativos. A média de público é boa, com mais de 17 mil pagantes por partida, estando na décima quarta entre os clubes brasileiros.
(Foto: Divulgação/Coritiba)

O Santos está na décima primeira colocação do ranking do movimento. São 30 mil associado do Sócio Rei, o programa de sócio-torcedor do clube. A média de público é abaixo no Brasileirão: apenas 13 mil pagantes por partida, na décima sétima posição.
(Foto: Ivan Storti/Santos)

O Ceará está na décima segunda posição, com 27 mil sócios-torcedores de acordo com o ranking do movimento. A média de público é boa, com mais de 21 mil pessoas por jogo, o que coloca o Vozão na nona colocação de média de público no Brasileirão.
Foto: Divulgação/Ceará

A décima terceira colocação está com o Bahia. O Tricolor de Aço tem 26 mil sócios-torcedores em seu programa de associados. A torcida também vem fazendo sua parte. O Bahia tem a sétima melhor média de público no Brasileirão deste ano, com mais de 24 mil pagantes por jogo.
Fotos: Felipe Oliveira / EC Bahia

O primeiro clube da Série C no ranking de sócios-torcedores é o Remo, que está na décima quarta colocação, com mais de 23 mil associados. A média de público também é boa: mais de 14 mil pagantes por partida, na décima sexta posição.
Reprodução

O Vasco está na décima quinta posição, com mais de 22 mil sócios-torcedores. Com várias campanhas abaixo da média, a torcida até que vem comparecendo a São Januário: cerca de 17 mil pagantes por partida.
Divulgação/Vasco

Entre os grandes, o clube que menos tem sócios-torcedores é o Botafogo. O Glorioso tem 21 mil associado em seu programa, ocupando a décima sexta colocação. A média de público também é ruim: aproximadamente dez mil torcedores por jogo, na vigésima posição no futebol brasileiro.
(Foto: Vítor Silva/Botafogo)