Tite pede tempo por ajustes no meio-campo do Flamengo e faz comparação com Corinthians de 2015

A vitória do Flamengo sobre o Volta Redonda, por 3 a 0, neste sábado de Carnaval deixou o técnico Tite feliz com as inúmeras chances de gols criadas e com o bom desempenho dos jogadores de ponta. Principalmente, Luiz Araújo. Por outro lado, deixou claro para o técnico que ainda será necessário algum tempo até realizar os ajustes necessários para criar sintonia entre ataque e meio-campo.

- Em termos táticos, a equipe está ajustada com externos. Precisa de tempo para coordenar com articulador. Ou vocês acham que em outras equipes eu tinha articulador, fiz assim (estalo) e começou a jogar na hora? Precisa de tempo para ajustar a flutuação. Uma (formação com pontas) já tem dominada a outra (com articuladores) precisa de tempo para ser ajustada - explicou o técnico, em entrevista coletiva.

Os articuladores a quem Tite se refere são Arrascaeta e De la Cruz. O segundo foi a principal contratação do Flamengo na temporada e tem sido escalado constantemente. No entanto, ele ainda não conseguiu encontrar seu melhor posicionamento.

Tite, Flamengo x Volta Redonda, Carioca — Foto: André Durão/ge

Tite chegou a comparar o momento do Flamengo com o Corinthians, campeão brasileiro de 2015, que contou com grande atuação de Jadson no meio-campo.

- Vocês acham que fiz com o Jadson assim (estalo) para que fosse o melhor jogador do campeonato de 2015? Precisa de tempo. Só falando de uma história de jogadores de flutuação. Não estou comparando jogador, só a função. Vocês acham que o Bernardo Silva no City não demorou tempo para que ele pudesse produzir a mecânica. Uma a gente já tem dominada. A outra, a gente precisa potencializar. O Nico está mais perto do 10 do que do 5. O Arrascaeta é 10. O Nico está perto do Arrascaeta.

O jogo deste sábado foi um compromisso adiado da terceira rodada, em razão da viagem do Rubro-Negro aos Estados Unidos para a realização da pré-temporada. Com a vitória, a equipe chegou a 14 pontos, na segunda posição.

Na próxima quinta-feira, o Flamengo volta a campo para enfrentar o Bangu, pela oitava rodada, em mais um jogo fora do estado do Rio, no Batistão, em Sergipe.

Recuperação dos pontas

- O externo agudo, quando for flutuação, pode ser de um lado ou de outro. Voltamos ao melhor nível dos externos. Cebolinha bem, BH bem, Luiz bem. Que bom. Só que precisa de tempo para que possa se ajustar.

Participação do Ayrton Lucas

- Na triangulação do lado esquerdo, ele é o jogador que vem por dentro que ataca canal central ou lateral com ultrapassagem. Tem sim (como atacar mais), como aconteceu hoje. Essa coordenação vai permitir essa formação.

Desculpas ao Victor Hugo

- Tenho que fazer um pedido de desculpas;Eu prejudiquei o Victor Hugo. Dei uma função que não é usual, não é amelhor dele. Por vezes você quer oportunizar os atletas. Disse: deixa eu ver como segundo meio-campista central com o De la Cruz mais à frente. E não é a posição dele. Eu e a comissão técnica erramos. Peço desculpas, entendemos o desempenho. Ele é 10, 7 ou 11 de recomposição. Tenho que ser justo. isso vai me deixar em paz, ele tem que saber e a família dele tem que saber.

Momento do Allan

- O Allan está retomando. Ele ficou 3 meses na reta final do ano passado. Ele está retomando o melhor nível. Por mais treinamentos que faça, o ritmo de jogo quando fica muito tempo fora...É um jogador muito concentrado, com muita qualidade. O campo e a bola vão falar. Tal qual eu fiz como o Victor Hugo. Daqui a pouco eles podem estar com um bom desempenho. Com a bola, tudo é possível. Desde que a gente tenha condição de oportunizar.

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte