Tite enxerga carência, e Flamengo inclui ponta direita entre as posições para reforços em 2024

Depois do decepcionante 2023, o Flamengo se prepara para entrar no último ano da gestão Rodolfo Landim com promessa de altíssimos investimentos no mercado. As posições a serem reforçadas foram definidas inicialmente pela diretoria e comissão técnica em: laterais (direito e esquerdo), volante, zaga e meia. Mas o clube também avalia fazer uma contratação para a ponta direita.

Tite fez suas observações do elenco durante os últimos dois meses — Foto: Marcelo Cortes / CRF

Tite, que completa dois meses no clube nesta segunda-feira, participará ativamente da reformulação do elenco após fazer suas observações e avaliações dos jogadores nos últimos 12 jogos da temporada. E o treinador enxergou uma carência no setor de ataque por não ver mais Everton Ribeiro exercendo essa função aberto pela direita. O técnico entende que o meia, caso renove contrato, vai disputar vaga no meio campo, onde passaria a ter Arrascaeta como grande concorrente.

Luiz Araújo é o único ponta-direito de ofício no Flamengo — Foto: Thiago Ribeiro/AGIF

Atualmente, o Flamengo tem só Luiz Araújo como ponta-direito de ofício, e a ideia é ter mais um para acirrar uma concorrência sadia pela posição, como há do lado esquerdo entre Everton Cebolinha e Bruno Henrique. Ao longo desses 12 jogos em que comandou o time, Tite chegou a usar Bruno Henrique e até Gerson na direita, mas os dois se sentem mais cômodos na esquerda. Além disso, o meia vem sendo mais escalado pelo treinador como um segundo volante.

De la Cruz é o principal nome para a janela de transferências do Flamengo — Foto: Juan Ignacio Roncoroni/EFE

Por enquanto, muitos alvos que estão sendo mapeados no mercado são mantidos sob sigilo. Os únicos nomes que vazaram foram o do zagueiro Léo Ortiz, do Bragantino, e do meia De la Cruz, do River Plate (o companheiro de Arrascaeta na seleção uruguaia é visto como principal objetivo para a janela rubro-negra). O clube também admite a possibilidade de ter mais de um reforço no meio e na zaga, caso Everton Ribeiro e um defensor saiam (Léo Pereira e Fabrício Bruno vêm sendo sondados).

Cléber Xavier, Tite e Matheus Bacchi: comissão participa da montagem do elenco — Foto: Jorge Rodrigues/AGIF

Na famosa "barca", dois nomes já estão certos: Filipe Luís, que anunciou a aposentadoria, e Rodrigo Caio, que não terá o contrato renovado. David Luiz tem vínculo terminando no fim do mês também, mas ele atingiu a meta de jogos estabelecida para a renovação automática por mais uma temporada (a cláusula só não vai ser efetivada se for desejo dele e do Flamengo ). Pouco aproveitado, Santos dificilmente permanecerá. E Wesley vem recebendo consultas do exterior e também pode sair.

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte