Tem jogo! Saiba como é feito o gramado da Arena da Baixada

O visual do gramado da Arena da Baixada voltou a chamar atenção entre os torcedores.  Na última quarta-feira, no empate em 1 a 1 entre Athletico-PR e Flamengo, pelas quartas de final da Copa do Brasil, a sensação foi de que alguns momentos os jogadores pareciam estar com os uniformes sujos e de que havia espaços com lama, mesmo em um palco que tem grama sintética.

No entanto, ao LANCE!, Rogério Garcia, CEO da GV Group (que tem a Italgreen Brasil, parceira com o Furacão desde 2015), detalhou que tudo não passa de mera impressão. Tudo passa pelo material utilizado para a Arena da Baixada:

– A base do gramado é feita de um composto orgânico, a base de fibras de coco. Este tipo de material tem capacidade de absorver muito melhor, tanto água, o período de chuvas, quanto a umidade. Por isto, às vezes dá a sensação de que o gramado está enlameado.

Segundo Garcia, as fibras de coco ajudaram ainda mais a modernizar a grama sintética:

– Aos poucos, a indústria se mexeu para desenvolver estes fios mais altos e são bem semelhantes à grama natural, deixando de lado aquelas borrachinhas que eram usadas antes. Foram feitos testes de rolamento, de absorção de impacto. A Arena da Baixada hoje é um gramado com qualidade da Fifa – e complementou:

'Culpar o gramado é não conhecer paradigma estabelecido pela Fifa'


– A qualidade do gramado tende a ser até melhor do que alguns outros campos. Não pode ter um sobressalto sequer. Isto diminui o riscos de lesões no gramado, devido ao deslizamento no campo. Tanto que jogadores, quando voltam do departamento médico, treinam primeiro em grama sintética.

Rogério Garcia destacou que este tipo de grama não é livre de um “artifício” utilizado por clubes:

– Têm equipes que molham o gramado em busca de obter uma vantagem. Não difere da grama natural. Agora, culpar o gramado é não conhecer o paradigma estabelecido pela Fifa, que tem programas estabelecidos para esta superfície.

Willian Arão - Athletico x Flamengo

'Grama tem capacidade de absorção melhor', diz Rogério Garcia (Foto: Alexandre Vidal/Flamengo)

Fonte: Lancenet