Sem Arrascaeta, veja opções para Jesus escalar o Flamengo para a volta da semifinal da Libertadores

O Flamengo teve sua força máxima no jogo de ida da semifinal da Libertadores, mas já sabe que não poderá fazer o mesmo para a partida de volta. Jorge Jesus e a torcida rubro-negra receberam nesta quinta-feira a notícia de que Arrascaeta está fora da "decisão" contra o Grêmio no próximo dia 23, às 21h30 (de Brasília), no Maracanã. Com lesões em dois ligamentos do joelho esquerdo, o meia uruguaio vai passar por cirurgia e desfalcar o time por pelo menos um mês .

E agora? É o que muitos flamenguistas estão se perguntando, e caberá a Jesus encontrar uma resposta. Com cinco jogos pela frente do Campeonato Brasileiro – Chapecoense (fora), Atlético-MG (casa), Athletico-PR (fora), Fortaleza (fora) e Fluminense (casa) – antes do reencontro com o Grêmio, o técnico terá tempo para fazer testes e definir o substituto do uruguaio até a partida mais importante do ano para o clube. Mas quais são as opções do comandante português?

Berrío

Berrío entraria na direita, e Everton Ribeiro seria centralizado — Foto: GloboEsporte.com

Berrío entraria na direita, e Everton Ribeiro seria centralizado — Foto: GloboEsporte.com

Sem Arrascaeta, Everton Ribeiro pode ser deslocado para jogar centralizado, abrindo uma vaga na direita do ataque. Neste caso, a opção natural seria Berrío. O colombiano, no entanto, ainda está devendo uma boa atuação sob o comando do treinador e vem perdendo espaço.

Ele sequer foi aproveitado nos dois últimos jogos, por exemplo. Sob o comando de Jorge Jesus, Berrío participou de 13 jogos, sendo apenas dois deles como titular – nas vitórias sobre Grêmio (3 a 1) e Ceará (3 a 0). Em ambos, não marcou gols, mas deu duas assistências para Pablo Marí e Gabigol.

Piris da Motta

Com Piris da Motta, Arão e Gerson seriam adiantados — Foto: GloboEsporte.com

Com Piris da Motta, Arão e Gerson seriam adiantados — Foto: GloboEsporte.com

Embora seja basicamente um jogador de marcação e tenha características completamente diferentes das de Arrascaeta, o paraguaio é, sim, um forte candidato a herdar a vaga do uruguaio. Sua entrada liberaria mais Willian Arão e principalmente Gerson.

Neste caso, Arão jogaria mais à frente como segundo volante. Gerson e Everton Ribeiro poderiam se alternar entre o meio e a direita. Essa formação não seria novidade na "Era Jesus". Na última Data Fifa, diante do Avaí, foi exatamente esse o meio de campo escalado pelo português.

Vitinho

Com Vitinho, Bruno Henrique cairia mais pelo lado direito — Foto: GloboEsporte.com

Com Vitinho, Bruno Henrique cairia mais pelo lado direito — Foto: GloboEsporte.com

Pela expectativa gerada em sua contratação, ele deveria ser a primeira opção. Mas desde que passou por uma artroscopia no fim de julho – lesão praticamente idêntica à atual de Arrascaeta –, o atacante jogou pouco e não recuperou o ritmo. Foi mal quando teve oportunidade como titular contra o Cruzeiro. Mas tecnicamente é o melhor candidato na disputa.

Joga pelo mesmo lado de Arrascaeta, embora também atue na direita. Se for escolhido, alternaria funções com Bruno Henrique, tendo Everton Ribeiro mais centralizado. Independentemente da baixa do uruguaio, já havia a expectativa de que ganhasse chances nos próximos jogos devido aos desfalques por lesões e Data Fifa. Caso reencontre a boa forma, pode ser peça importante na reta final da temporada.

Opções inviáveis

Por falta de sorte o Flamengo não poderá contar com outros dois jogadores da posição, que entrariam no time sem que Jorge Jesus precisasse mexer muito na estrutura da equipe: Diego e Reinier.

O camisa 10 foi operado no fim de julho e ainda não terá condições de jogo em outubro. Ele já iniciou trabalhos leves com bola, mas ainda vem treinando à parte – existe a possibilidade de retornar ainda neste ano.

Diego ainda está no início da fase de transição e não poderá substituir Arrascaeta — Foto: Divulgação

Diego ainda está no início da fase de transição e não poderá substituir Arrascaeta — Foto: Divulgação

Reinier, por sua vez, estará com a seleção sub-17 para o Mundial da categoria. O Flamengo até conseguiu adiar a apresentação do jovem para o dia 17, mas ele não estará à disposição para a partida da Libertadores.

Também lesionado, Filipe Luís é dúvida para a partida e pode ser outro desfalque rubro-negro.

Queda de rendimento sem Arrascaeta

Independentemente de quem for o escolhido, Jesus terá o desafio de não deixar o time sentir tanto a perda de Arrascaeta. Desde que chegou ao clube, o treinador comandou a equipe em 14 partidas com o uruguaio e seis sem ele. O GloboEsporte.com levantou os números e constatou que houve queda de rendimento quando o meia não esteve em campo.

Arrascaeta postou mensagem nas redes sociais: "Começamos a preparar a volta já" — Foto: Reprodução

Arrascaeta postou mensagem nas redes sociais: "Começamos a preparar a volta já" — Foto: Reprodução

Com Arrascaeta

  • Jogos 14 (9 vitórias / 4 empates / 1 derrotas)
  • Gols 30 - média 2,14
  • Finalizações 203 - média 14,5
  • Chances claras 102 - média 7,2
  • Passes certos 5.216 - média 372,5
  • Passes errados 348 - média 24,8

Sem Arrascaeta

  • Jogos 6* (3 vitórias / 2 empates / 1 derrota)
  • Gols 10 - média 1,6
  • Finalizações 73 - média 12,1
  • Chances claras 31 - média 5,1
  • Passes certos 2.136 - média 356
  • Passes errados 147 - média 24,5

*No jogo Flamengo 1 x 1 Athletico-PR, pela Copa do Brasil, Arrascaeta jogou só os primeiros 13 minutos e, por isso, a partida foi contabilizada entre as que o uruguaio não jogou.

Fonte: Globo Esporte