Saídas, problemas físicos e imbróglio com Pedro encurtam elenco do Flamengo em momento-chave da temporada

Os jogos do Flamengo contra São Paulo — vitória por 2 a 0 — e Santos — derrota por 1 a 0 — foram além dos resultados discrepantes em campo, e expuseram um elenco que está encurtando em um momento-chave da temporada. A janela de transferências está aberta, contexto conveniente para a diretoria ampliar o grupo ainda vivo nas três frentes — Brasileirão, Libertadores e Copa do Brasil —, por conta da maratona de jogos a cada três ou quatro dias. Ao invés disso, as opções diminuem.

Quando voltou da Copa do Mundo de Clubes, a diretoria sabia que sofreria com a perda de Gerson — comprado pelo Zenit (Rússia) —, mas lidava com apenas um problema médico para a sequência da temporada: a fratura no pé direito de Erick Pulgar, que fará o volante ser desfalque por três meses. Porém, a última semana foi suficiente para fazer a lista de desfalques disparar.

O principal deles sequer tem a ver com alguma questão médica, e envolve a decisão de Filipe Luís em não relacionar Pedro desde o último fim de semana, em função de sua atitude e desempenho nos treinos. Para o treinador, é hora de virar a página, mas o centroavante ainda não tem previsão de voltar à lista.

— É um assunto já encerrado. É um assunto que eu já falei tudo que tinha que falar na coletiva (após o jogo contra o São Paulo). Ele também já se posicionou. É um assunto encerrado. A única coisa que nos resta é trabalhar. Os dois. E poder ajudar o Flamengo — comentou Filipe em coletiva ontem, na Vila Belmiro.

Plata perdeu algumas boas chances diante de Gabriel Brazão — Foto: Gilvan de Souza/Flamengo
Plata perdeu algumas boas chances diante de Gabriel Brazão — Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

Porém, enquanto o técnico privilegia o sistema de intensidade ofensiva, o rubro-negro engasga na hora de fazer gols. Na vitória por 2 a 0 contra o São Paulo, apesar de uma atuação dominante de ponta a ponta, o placar só foi aberto no segundo tempo, quando Luiz Araújo arriscou de fora da área. Já na derrota de 1 a 0 para o Santos, ninguém teve o mesmo sucesso.

Por enquanto, Filipe Luís vem dando pouca minutagem para Wallace Yan e sequer dá espaço para Juninho, sendo que os dois poderiam ser alternativas diante da ineficiência de grande parte dos atacantes do elenco. Enquanto isso, Pedro segue encostado, ou pode até mesmo se transferir.

Problemas se multiplicam

Em questão de mercado, o Flamengo vem sendo mais assunto por venda de jogadores neste meio de ano. Além de Gerson, Wesley está na mira da Roma e já foi alvo de proposta, em uma saída que pode render a mesma quantia ou até mais. Ao mesmo tempo, a letargia para contratar com uma semana de janela aberta mostra um clube de cofres cheios e que pode ter o elenco ainda mais curto.

Nos últimos cinco dias, as lesões também se tornaram problemas. Diante do São Paulo, Alex Sandro teve lesão constatada na coxa esquerda, enquanto Ayrton Lucas sofreu grave ferida na perna esquerda. Os dois laterais-esquerdos devem ser desfalque por algumas semanas e, como Viña ainda não reúne totais condições físicas para atuar, o setor está esvaziado.

Ayrton Lucas precisará passar por cirurgia na perna esquerda após se lesionar contra o São Paulo — Foto: Adriano Fontes/Flamengo
Ayrton Lucas precisará passar por cirurgia na perna esquerda após se lesionar contra o São Paulo — Foto: Adriano Fontes/Flamengo

Contra o Santos, Michael — outro que tem proposta para sair, um empréstimo para o futebol do Oriente Médio — não viajou com dores no tornozelo esquerdo. Já durante a partida, Léo Ortiz teve de ser substituído por dores na região glútea. Um elenco que vai sendo sobrecarregado apresenta desgaste, como aconteceu ontem com Plata e Allan. O volante era o melhor em campo e, a partir de sua substituição, o time caiu de rendimento e acabou derrotado.

Problemas no elenco do Flamengo:

  • Departamento médico: Pulgar, Alex Sandro, Ayrton Lucas e Michael
  • Desgaste: Léo Ortiz, Allan e Plata
  • Saídas: Gerson
  • Potencial venda: Wesley
  • Imbróglio extracampo: Pedro

Os problemas se multiplicam enquanto o Flamengo tenta se segurar na liderança do Brasileirão, e ainda terá pela frente as oitavas de final da Copa do Brasil, contra o Atlético-MG, e da Libertadores, contra o Internacional.

Inscreva-se na Newsletter: Que Jogo É Esse

Inscrever
Fonte: O Globo
publicidade
publicidade