Sai Wesley, chega Emerson Royal: saiba os desafios e vantagens que o Flamengo terá na lateral direita

O Flamengo não sofrerá por muito tempo com a ausência de um lateral-direito após a venda de Wesley para a Roma. Simultaneamente, o clube contratou Emerson Royal, que estava no Milan, e já foi até apresentado diante da torcida no Maracanã. O rubro-negro pagará nove milhões de euros (cerca de R$ 58 milhões) após atravessar uma negociação dos italianos com o Besiktas (Turquia), e atrair um jogador com algumas experiências no futebol europeu e na seleção brasileira.

Com 26 anos, o defensor foi revelado pela Ponte Preta antes de passar pelo Atlético-MG e ir para o Real Betis (Espanha), em 2018. Além do Milan, ele defendeu as camisas do Barcelona — apenas três jogos — e, principalmente, do Tottenham. Foi em sua passagem no futebol inglês que mais foi convocado pelo Brasil — a última vez em 2023.

A rodagem de Emerson dá o tom do jogador que o elenco do Flamengo recebe, e que será concorrente de Guillermo Varela no setor. Nos últimos anos, o torcedor se acostumou a ver Wesley nesta disputa com o uruguaio, com o jovem se destacando pelas características agudas pelo corredor direito, e que também o levaram à seleção.

— Um jogador que sabemos que tem talento enorme, é novo e aprendeu muito aqui no Flamengo. Vestir a camisa de grandes clube não é tão simples, vai ter críticas e elogios. Cresceu, chegou à seleção e tem uma grande oportunidade de ir para a Europa agora. Mas eu também tenho uma certa experiência no futebol, joguei em grandes clubes, sei da minha responsabilidade e da minha qualidade — disse Emerson Royal em sua coletiva de apresentação nesta terça-feira.

Como joga

O novo reforço não foge tanto do estilo de jogo do antecessor, mas apresenta diferenças em campo e promete oferecer mais segurança defensiva e valências físicas.

— É um lateral com um ótimo passe na construção da jogada e uma alta eficiência nos desarmes — destaca o analista tático Enzo Monteiro. — Entretanto, peca em alguns detalhes no último terço do campo, na hora de definir. Talvez a torcida tenha que ter um pouquinho de paciência nos primeiros jogos do Royal, pois dificilmente ele sairá driblando dois, três jogadores, e entrar na área com clara vantagem — pondera, comentando sobre seu baixo índice de acerto em cruzamentos na última temporada (17,78%).

— O Wesley se destaca muito pela velocidade, principalmente nas transições defensivas, algo que também pode ser observado no Emerson em alguns momentos. Acredito que o principal desafio acredito será perder um ótimo lateral nas duas metades do campo, que entrega muito defensivamente e ofensivamente — prossegue Monteiro.

A temporada passada de Emerson Royal, sua única pelo Milan, acabou não engrenando por conta de uma lesão na panturrilha direita. Por isso, não atua em uma partida oficial desde janeiro, e fez apenas 26 jogos em 2024/25, sem participar de gols.

Ele vinha fazendo a pré-temporada com o clube italiano e pode ser liberado para estrear pelo Flamengo muito em breve. A tendência é o que lateral se encaixe bem no esquema de Filipe Luís pela solidez e a capacidade de trabalhar pelo corredor central do campo.

— Eu defino o jogo dele como de muita imposição física, principalmente na defesa. Uma vantagem clara é a experiência. Me espantaria muito se ele sentisse o "peso" de jogar no Flamengo. É um jogador maduro, pronto para os desafios, mas que também pode evoluir demais nas mãos do Filipe Luís — garante Monteiro.

— Dependo bastante do meu físico, tenho uma chegada no ataque boa e principalmente uma intensidade muito boa quando preciso marcar. Sou um jogador muito intenso e, por onde eu passei, essa foi uma das maiores características. Raça, vontade e chegada ao ataque não vão faltar aqui no Flamengo — cravou Emerson Royal.

Fonte: Extra
publicidade
publicidade