O atual bom momento de Rossi no Flamengo traz lembranças de sua trajetória no futebol argentino. O goleiro foi contratado no início da carreira pelo Estudiantes por US$ 600 mil (R$ 1,5 milhão à época). O destino quis que, dez anos depois, ele reencontrasse o ex-clube nesta quinta-feira, às 21h30 (de Brasília), no Maracanã, pelas quartas de final da Libertadores.
— Eu joguei lá, sei o que é a Libertadores para o Estudiantes. Sabemos que não tem jogo fácil na Libertadores. Seja na Argentina, na Venezuela, no Equador… Sabemos da dificuldade de cada jogo. Mas dentro do campo são 11 contra 11, tem questões táticas, técnicas e físicas também. Acho que vai ser um jogo muito disputado, muito físico. Mas a gente tem a vantagem de jogar o primeiro jogo em casa e tentar fazer um grande primeiro jogo, para depois buscar a classificação lá. Eu acredito que se a gente fizer um bom primeiro jogo aqui, temos muitas chances de conseguir essa vaga na semi. Mas são 180 minutos, vai ser duro — declarou Rossi em entrevista coletiva no Ninho do Urubu.
Formado no Chacarita Jrs., Rossi foi comprado pelo Estudiantes para atuar como terceira opção no elenco principal aos 19 anos. A passagem foi curta, mas especial, pois marcou sua estreia na primeira divisão. Depois, passou por Defensa y Justicia e Boca Juniors. Contra o Estudiantes, costuma levar vantagem: soma três vitórias, dois empates e apenas uma derrota em seis confrontos, incluindo um pênalti defendido em duelo marcante.
— Eu jogava em um time lá que hoje está na Série B, eu joguei nele na Série C. O Estudiantes foi o primeiro time da Série A que me comprou, cheguei lá muito novo, com 19 anos, e cheguei para jogar na reserva. Consegui jogar lá um ano e meio, três jogos no profissional e depois fui emprestado. Mas cheguei a enfrentar o Estudiantes jogando pelo Boca, e teve um jogo marcante no estádio do Estudiantes. Acho que vencemos por 1 a 0 e consegui pegar um pênalti lá.
O Flamengo inicia a disputa das quartas de final nesta quinta e decide a vaga na próxima semana, também às 21h30, no estádio Jorge Luis Hirschi, em La Plata.