Boto detalha impacto da saída de Gerson e avalia janela histórica do Flamengo

O diretor técnico do Flamengo, José Boto, falou sobre diferentes assuntos em entrevista recente, incluindo a saída de Gerson para o Zenit. A transferência rendeu 25 milhões de euros ao clube, mas também alterou o cenário das negociações para reforços na janela.

Segundo Boto, os clubes passaram a exigir pagamentos mais altos, com menos parcelas e até à vista, o que dificultou as tratativas. A diretoria, no entanto, manteve a postura firme para não comprometer a estratégia.

"Aqui houve uma questão extra que fez as negociações demorarem mais, que foi a venda do Gerson. Quando os clubes sabem que recebemos 25 milhões de euros à vista, começam a querer que paguemos também à vista ou com menos parcelamento. Nós não quisemos nunca entrar nisso, porque daríamos um mau sinal para o mercado", disse Boto ao 'UOL'.

O dirigente reconheceu que o processo foi mais lento do que o esperado e que isso gerou críticas, mas considerou a reação exagerada:

“Talvez eu tenha sido culpado disso porque disse numa entrevista que as negociações já estavam em andamento e esperávamos trazer os jogadores cedo. Foi criado à volta da janela um barulho desnecessário, com emoção da torcida e imprensa, que parecia que estava tudo errado. Depois, de repente, trazemos os jogadores no momento possível, sem pagar mais do que devíamos, e a janela virou uma das melhores da história.”

No fim, a janela de 2025 se tornou a mais cara da história do clube, com R$ 277 milhões investidos em Samuel Lino, Emerson Royal, Jorge Carrascal e Saúl Ñíguez — este último sem custos de transferência.

Boto também comentou a decisão de Gerson, explicando que nunca houve proposta de 29 milhões de euros, como circulou em algumas versões.

"Eu tive sempre a sensação de que o Gerson aspirava a mais salário, o que é natural. Mantivemos a cláusula em um valor que o clube poderia pagar à vista. Foi acordado com todo o staff do Gerson que só sairia se pagassem à vista, e isso aconteceu. Uma coisa perfeitamente normal no futebol", afirmou.

Apesar disso, a saída causou reação negativa entre os torcedores, que viram a transferência como uma quebra de identificação de um dos líderes da equipe.

Fonte: S1Live
publicidade
publicidade