RAIO-X: veja números e comparativos de Flamengo e Palmeiras antes da final da Libertadores

Um dos jogos mais esperados dos últimos anos está se aproximando. A cada segundo que passa, Flamengo e Palmeiras ficam mais perto de medirem forças pela grande decisão da Copa Libertadores da América. Duas potências do futebol brasileiro nos últimos anos, duas torcidas que viram a rivalidade entre seus clubes crescer a cada título, decisão e provocação.

Apenas um sairá com 'La Gloria Eterna', e o jogo que conta com os dois últimos campeões, irá sagrar um gigante do nosso futebol como o único 'atual campeão'. Apenas uma torcida irá dizer que venceu duas das últimas três finais, e o clássico finalmente terá um grande desfecho após uma final tão esperada nos últimos anos.

Por isso, a TNT Sports preparou um raio-x com todas as informações que você precisa saber antes desse jogaço, e o equilíbrio nos títulos na história dos clubes se faz muito presente. Em algumas competições, há empate, enquanto o Palmeiras lidera no Brasileirão e na Copa do Brasil, mas perde na Supercopa do Brasil.

Na retrospectiva da temporada 2021, o Flamengo apresenta números ligeiramente melhores, sendo superior em vitórias e perdendo menos partidas. O ataque e a defesa também se mostram melhores que do Palmeiras, além dos cariocas terem conquistado o Campeonato Estadual deste ano, e a Supercopa, justamente em cima do rival da final, enquanto o Verdão, até aqui, não levantou taças na temporada 2021.

Historicamente, o clube paulista disputou o torneio mais vezes que os cariocas: são 21 a 17 participações. Entre essas presenças, a equipe chegou até a final da competição seis vezes, contando com a atual, sendo o brasileiro que mais jogou finais de Libertadores ao lado do São Paulo.

De cinco finais, o Alviverde venceu duas e perdeu três, e tem no jogo contra o Rubro-Negro a chance de empatar os títulos com os vice-campeonatos, mas vê caminho difícil pela frente, já que o Flamengo nunca perdeu uma final de Libertadores: foram duas finais e dois títulos, em 1981, sobre o Cobreloa-CHI, e em 2019, sobre o River Plate-ARG.

Com mais participações que o Flamengo, o Palmeiras tem mais jogos, vitórias, empates, derrotas e gols marcados que o rival na competição. Mas se o palmeirense quer se apegar ao retrospecto histórico, o torcedor rubro-negro tem no atual time motivos para confiar de que irá erguer a copa. Isso porque, em 12 jogos da competição em 2021, o clube tem uma vitória a mais, além de ataque melhor que do clube paulista.

A última final entre Flamengo e Palmeiras foi pela Supercopa do Brasil, quando a equipe do Rio de Janeiro se sagrou campeã no início da temporada 2021 ao bater o rival nos pênaltis, depois de empate em 2 a 2 no tempo normal com gols de Gabigol e Arrascaeta pelo Mengão, e dois de Raphael Veiga, para os paulistas.

As últimas duas finais da Libertadores têm em comum a emoção de decidir no fim da partida e escrever o nome de heróis na história dos clubes. Breno Lopes marcou de cabeça sobre o Santos na final de 2020 e deu o título para o Palmeiras, no Maracanã, enquanto Gabigol viveu seu ápice em Lima, ao fazer dois gols e virar a partida no fim contra o River Plate, em 2019.

A grande final acontece neste sábado (27), às 17h (de Brasília), no Estádio Centenário de Montevidéu, no Uruguai. Quem vencer, se juntará ao seleto grupo dos brasileiros tricampeões da América, que já conta com São Paulo, Santos e Grêmio.

Fonte: TNT Sports