O Flamengo visita o Racing , nesta quinta-feira (4), às 19h, em jogo da 3ª rodada da fase de grupos da CONMEBOL Libertadores , que terá transmissão pela ESPN no Star+. Em segundo no grupo, mas empatados em número de pontos com os modestos Aucas e Ñublense , o Rubro-Negro tem uma verdadeira 'final' na Argentina.

Para evitar que o Racing dispare na ponta do grupo mais embolado da competição até aqui e só dependa das próprias pernas para avançar em primeiro, o Flamengo sabe que não pode perder para o rival. E um resultado negativo, seja empate ou derrota, faz o Rubro-Negro repetir um retrospecto que marcou três das quatro eliminações precoces quando o assunto é Libertadores.

Em 2002, 2012 e 2014, o Flamengo não conseguiu vencer dois dos três primeiros jogos na competição. E o resultado final foi igual em todos: eliminação na fase de grupos.

Em 2017, o Flamengo chegou a vencer dois dos três primeiros jogos e teve 100% de aproveitamento em casa. No entanto, conviveu com um trauma que pode se repetir na atual edição: não conquistar pontos longe de seus domínios.

Naquela edição, o Rubro-Negro perdeu os jogos para Universidad Católica , Athletico-PR e San Lorenzo , essa última, inclusive, sendo traumática por marcar a eliminação na competição sul-americana.

Em 2023, o Flamengo começou perdendo para o Aucas. Por conta disso, um novo revés é praticamente fora de cogitação internamente no time carioca. E o trunfo é apostar na fase ruim do time argentino.

Na 14ª colocação do Campeonato Argentino, o Racing conquistou apenas cinco vitórias em 14 jogos. Além disso, sofreu 19 gols e vê Paolo Guerrero, ex-atacante do Flamengo, insatisfeito com a reserva no time de Avellaneda.