O Flamengo foi derrotado nos pênaltis pelo Independiente del Valle e amargou o vice da CONMEBOL Recopa . E coube a um jogador com passagem pelo futebol brasileiro bater a penalidade decisiva e dar o título inédito aos equatorianos: Anthony Landázuri.

Afinal, quem é o lateral-direito de 25 anos, que passou pelo Fortaleza e deixou sua marca no futebol sul-americano na última terça-feira (28)? O ESPN.com.br traz para o fã do esporte.

Sucesso no Equador e passagem pelo Fortaleza

Aos 25 anos, Landázuri foi revelado nas categorias de base do Independiente del Valle, famosa no Equador por formar muitos jogadores que se tornam personagens da seleção e rumam ao futebol do exterior.

A temporada de afirmação do lateral-direito foi em 2019, quando realizou 35 jogos, marcou dois gols e deu duas assistências pelo Del Valle, conquistando a inédita CONMEBOL Sudamericana pelo clube.

No final de 2021, o Fortaleza anunciou a contratação do polivalente jogador ao adquirir 60% dos seus direitos econômicos. Em 2022, Landázuri atuou em 20 partidas pelo Leão , conquistado o Campeonato Cearense e a Copa do Nordeste .

Ao fim de temporada 2022, o clube cearense anunciou a rescisão contratual com o jogador, que retornou ao Equador para defender a equipe que o revelou.

'Ignorada' em Gabigol, dança e algoz do Flamengo

Coube a Landázuri, poucos meses depois de retornar ao Del Valle, bater o pênalti decisivo que daria o título inédito ao clube equatoriano.

Com 4 a 3 nas penalidades, o jogador foi para a bola com a missão de converter a última cobrança. Antes de finalizar para as redes, mostrou ter a mente concentrada, já que foi provocado por Gabigol, que tentou desestabilizá-lo, e o ignorou .

"Normal (a provocação), ele falou para eu ter muita sorte, foi tranquilo. Uma pessoa muito legal, mas que não tenho nada contra. Não sei (se fala muito), tivemos pouco tempo junto (em campo)”, disse em entrevista exclusiva ao ESPN.com.br após o confronto.

Na cobrança, o camisa 4 deslocou Santos, deu o título para o Del Valle e saiu andando, com muito estilo, sem comemorar efusivamente. Em seguida, já mais perto da bandeirinha de escanteio, o lateral se soltou e comemorou com uma dança.

Veja abaixo:

Próximos jogos do Flamengo