"Quantos minutos faltam?"
A pergunta que Rossi repetia nos bastidores do Flamengo nas últimas semanas não existe mais. Após o 0 a 0 no Fla-Flu deste sábado e a conquista da vaga na decisão do Carioca, o argentino de 28 anos tornou-se o goleiro com a maior sequência de minutos sem sofrer um gol em jogos oficiais da história do clube: 965 no total - sem contar os acréscimos.
A pessoas próximas dentro do dia a dia do Ninho do Urubu, o camisa 1 do Flamengo passou a semana toda falando: "Eu não vou tomar esse gol e vou quebrar esse recorde". Dito e feito. Rossi queria muito a marca para começar a escrever uma história vitoriosa, mas, após atingir o que tinha como meta, tratou de dividir os méritos.
- Eu acho muito importante essa marca que eu cheguei hoje, de superar o Cantarele na história do Flamengo , mas eu sempre vou falar a mesma coisa: isso aqui não é um jogo que só joga o goleiro, é um jogo coletivo, que tem 11 jogadores dentro do campo. A verdade é que eles vêm também fazendo um grande trabalho nesse aspecto defensivo também, tenho que agradecer a eles e a todo mundo aqui também pelas partidas que eles vêm fazendo para a gente sempre está nessa maneira defensivamente bem para vencer.
Que o ambiente rubro-negro estava todo em alto astral pela classificação não é novidade para ninguém, mas uma figura se destacou no vestiário: Rossi. Um a um, jogadores, funcionários, membros da comissão técnica e dirigentes o abraçaram.
O vice de futebol do Flamengo , Marcos Braz, responsável pela contratação do argentino, fez questão de exaltá-lo em roda onde o grupo rubro-negro comemorou a vitória. Braz lembrou o quanto Rossi foi importante na negociação em que deixou o Boca Juniors sem custos para vestir vermelho e preto.
- A gente sabe que o esporte é coletivo, o futebol, mas eu não posso deixar de fazer um agradecimento e dar os parabéns ao Rossi. Rossi, desde 1912, quando começou o futebol do Flamengo , o Flamengo não tem uma sequência de um goleiro com esse recorde. Você bateu o recorde do Cantarele, bateu o recorde do Flamengo - disse Braz, completando:
- Eu sou prova do que você fez por estar aqui. Você assinou um pré-contrato com o Flamengo jogando no Boca Juniors, dentro da Argentina. Se teve um cara que quis estar aqui, em final de contrato e podendo ir a vários lugares, foi você. Você é merecedor pela posição que você tomou. Meu agradecimento em nome do presidente Landim e de todo mundo aqui. Você é merecedor pra c... desses números. Agora que esses números se transformem em títulos, que é isso é o que vale para todos nós.
Rossi vai comemorar o recorde absoluto de invencibilidade de um goleiro do Flamengo na Argentina. Abraçado pelos companheiros de defesa (veja no vídeo abaixo) após o apito final, agora chegou a hora de ser envolvido pelos seus.
O camisa 1 do Flamengo viaja neste domingo com a família para Buenos Aires e volta na quarta-feira, quando os jogadores rubro-negros se reapresentam às 15h (de Brasília).
Em nova demonstração de quanto o vestiário do Flamengo vive momento de unidade, Rossi fez questão de agradecer a Matheus Cunha, seu reserva imediato. Após o título da Taça Guanabara, Tite revelou que pretendia usar o jovem contra o Madureira, mas afirmou que o goleiro colocou em primeiro plano o recorde do argentino.
- Tenho que agradecer para o Matheus pelo que ele falou para o professor no jogo com o Madureira. O professor falou que o Matheus merecia (jogar contra o Madureira) porque ele ficou no Brasil para jogar dois jogos do Carioca quando a gente estava nos Estados Unidos. Isso mostra que é um time que procura a mesma coisa. Ele ficou com os jogadores da sub-20. Isso aqui é Flamengo . Para jogar no Flamengo tem que ter esse espírito de tentar ganhar sempre. Agradeço ao Matheus e ao professor. É muito importante para mim e para o time, que está há 11 jogos sem ser vazado.
Rossi conseguiu o que queria e dividiu com todos do Flamengo . Atingida a meta, o goleiro pode entrar mais tranquilo nos próximos jogos, certo? Errado, é claro. Aos companheiros de clube, Agustin Daniel Rossi que o novo objetivo é ficar mais minutos sem sofrer gols e esticar ainda mais o histórico recorde que quebrou.
Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv