Os times brasileiros se movimentaram bastante entre dezembro e janeiro para garantirem reforços para a temporada 2024.

Nas últimas semanas, vários nomes de peso foram anunciados por todo o território nacional.

Só para citar alguns, chegaram nomes como De La Cruz , Rafael Borré e Gustavo Scarpa a Flamengo , Inter e Atlético-MG , respectivamente.

Outras contratações também chamaram a atenção, como Savarino , no Botafogo , Renato Augusto , no Fluminense , Everton Ribeiro , no Bahia , e Soteldo , no Grêmio .

Mas qual foi o melhor reforço trazido para 2024 entre todos os times brasileiros?

Para ter a resposta para essa difícil questão, o ESPN.com.br ouviu os comentaristas da ESPN , que opinaram sobre o tema.

Confira as opiniões da ESPN :

Paulo Cobos
Blogueiro do ESPN.com.br

De La Cruz é o mais caro. Também o jogador com mais recursos técnicos contratado por um clube brasileiro nesta janela. Mas não é a melhor contratação que um time do país fez para 2024. Esse nome é Gustavo Scarpa.

Bola parada ganha jogos e campeonatos. E com Scarpa o Atlético-MG ganha o mais eficiente garçom na bola parada do futebol brasileiro. E ainda mais com um técnico como Felipão, especialista no assunto.

Scarpa vai concorrer a maior assistente da temporada. Hulk e Paulinho agradecem.

Gustavo Zupak
Comentarista da ESPN

O melhor reforço do Brasil é Nicolas De La Cruz. Não pela necessidade do time, já que o Flamengo tem o melhor elenco do país independentemente de sua chegada. Mas sim pelo nível de futebol que vem jogando, pelos altos valores envolvidos e pelo encaixe que pode ter na equipe.

De La Cruz é um meio-campista bastante moderno, que pode fazer três funções diferentes na equipe e tem tudo para dar bastante mobilidade e intensidade ao rubro-negro. Um meio com Pulgar, Gerson, De La Cruz e Arrascaeta ofereceria ainda mais qualidade para Tite, que costuma gostar de ter jogadores com a capacidade de infiltração do uruguaio.

Para mim, a melhor movimentação da janela.

Bruno Vicari
Apresentador da ESPN

A melhor contratação para 2024 é a do Everton Ribeiro, porque não é só um reforço que vai dar resposta dentro de campo, mas também tem um impacto moral no Bahia.

É o impacto da credibilidade do City Football Group , que é muito grande. E um carimbo de credibilidade de um clube que está tirando um jogador decisivo na era mais vitoriosa do Flamengo.

Hoje, o Bahia é a "menina dos olhos" do Grupo City . É o 2º time, atrás só do Manchester City. Quando eu falava isso no ano passado, com o Bahia mal no Brasileiro, as pessoas não acreditavam muito. Mas a permanência na Série A, junto com a forma como o clube se comportou nessa janela, mostram essa mudança, personificada agora com a chegada do Everton Ribeiro.

Gláucia Santiago
Apresentadora da ESPN

Borré no Internacional. Uma posição e um jogador de características que muitos clubes estão buscando (e já há algum tempo não se encontra tão fácil no mercado), e o Inter venceu a concorrência não só de rivais brasileiros como do River Plate também.

Embora o clube conte com outros bons centroavantes no elenco, a chegada do colombiano eleva demais o nível e poderio ofensivo do time, dando opções bem interessantes para o técnico Eduardo Coudet.

Paulo Andrade
Narrador e apresentador da ESPN

Fico entre De La Cruz e Borré, mas como tenho de escolher uma contratação, acredito que o colombiano poderá fazer mais diferença no Internacional.

Borré pode ser utilizado em mais de uma posição no ataque, o que indica a possibilidade de uma parceria de altíssimo nível com o Valencia.

Os dois dividirão a responsabilidade de fazer os gols e o Internacional multiplicará as chances de lutar pelos títulos.

Leonardo Bertozzi
Comentarista da ESPN e blogueiro do ESPN.com.br

Gustavo Scarpa, porque é a repatriação do melhor jogador de 2022 e preenche uma lacuna de criatividade num time que já conta com uma das duplas de ataque mais fortes do país.

Fernando Campos
Comentarista da ESPN

Acredito que o De La Cruz seja a melhor contratação da janela do futebol brasileiro até agora.

O uruguaio chega ao Flamengo depois de ser destaque da seleção de Bielsa e o grande comandante do meio-campo do River Plate. Um jogador técnico e extremamente dinâmico. Ajuda muito sem a bola e mostra qualidade na criação.

Pode ser um segundo homem de meio-campo, um 10 e um atleta de lado no ataque. Essa versatilidade o coloca como um jogador bem valioso para o Tite no Flamengo. Boa idade e com expectativa de elevar a equipe rubro-negra.

Mariana Spinelli
Apresentadora da ESPN

Pra mim, o melhor reforço foi Everton Ribeiro no Bahia - por dois motivos.

Claro, o aspecto técnico é o que determina se a contratação se pagou ou não, e qualidade do Everton Ribeiro tem de sobra. Jogador com experiência, qualidade e liderança. Mas essas características eu poderia também imprimir ao De La Cruz, Scarpa, etc, não é exclusiva do Everton, mas o segundo motivo de escolher o camisa 7 é: o recado que a contratação passa.

Estrategicamente, demonstra força no mercado, dá respaldo ao trabalho do Bahia e pode ser um ímã para futuras contratações. A credibilidade do Everton Ribeiro se paga em campo e pode se pagar fora dele também.

André Donke
Comentarista da ESPN e blogueiro do ESPN.com.br

Borré no Inter e Gustavo Scarpa no Atlético-MG chegam até mais titulares e têm tudo para serem peças importantíssimas em seus respectivos times, mas De La Cruz no Flamengo é a contratação que mais me empolga, não apenas pela qualidade técnica que acrescentará ao elenco mais forte do país.

Sua versatilidade dará muitas alternativas para Tite ao longo da temporada e durante o mesmo jogo. Além disso, o uruguaio tem enorme contribuição sem bola, um dos aspectos que o time rubro-negro precisa progredir em relação a 2023.

Pedro Ivo Almeida
Comentarista da ESPN

De La Cruz, pois estamos falando da expectativa gerada.

Desse ponto de vista, e do ponto de vista qualitativo, não há nenhum jogador com o potencial, o valor de mercado e o protagonismo recente do De La Cruz chegando no mercado brasileiro neste momento.

E cabe ainda ressaltar que ele tem margem de evolução pela idade, já que tem só 26 anos.

Nathália Ferrão
Comentarista da ESPN

Gustavo Scarpa. Em relação ao encaixe e à necessidade, é o jogador que faltava para potencializar o jogo ofensivo do Galo.

Zé Elias
Comentarista da ESPN

É bem difícil precisar qual é o nome mais importante.

Tem o Savarino, que é um ótimo jogador e vai acrescentar muito ao Botafogo. O De La Cruz é um dos melhores jogadores que teremos no futebol brasileiro, caso consiga repetir o que jogou no River Plate.

A verdade é que há muitos jogadores importantes chegando para dar uma cara nova para o futebol brasileiro, como o próprio Gustavo Scarpa, no Atlético-MG.

E temos que citar também alguns "reforços" que não entram em campo, como as permanências do Abel Ferreira no Palmeiras e do Vojvoda no Fortaleza.