"Pretos no Enem": Flamengo e clubes nordestinos se unem em prol da ação; veja como ajudar

Flamengo, Ceará, Fortaleza e Bahia juntaram forças e mobilizaram torcedores nas redes sociais em favor da ação "Pretos no Enem". Projeto consiste em criar uma rede de voluntários de todo o país com o intuito de ajudar a pagar as taxas de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de estudantes negros sem condições de quitar os R$ 85 exigidos pelo Ministério da Educação (MEC).

1 de 1 Pretos no Enem tem apoio de clubes — Foto: Divulgação/AnaLu Gonzaga/Pretos no Enem

Pretos no Enem tem apoio de clubes — Foto: Divulgação/AnaLu Gonzaga/Pretos no Enem

- Alô, Nação! O projeto @pretosnoenem está precisando de uma força! Eles estão buscando estudantes pretos ou indígenas que possam ser apadrinhados e fazer o ENEM este ano. Já são quase 18 mil padrinhos! Bora subir esse número? - publicou o Fla.

A Iniciativa surgiu da podcaster e publicitária cearense Lyara Vidal, de 24 anos, que divulgou a ideia pelas redes sociais. A ação repercutiu e, em poucos dias, o projeto já havia angariado mais de 10 mil voluntários. Lyara ainda utilizou os canais de comunicação para incentivar clubes de futebol a aderirem à causa. A recepção foi positiva e diversos clubes ajudaram com a divulgação da campanha.

O movimento "Pretos no Enem" ganhou força na semana em que diversas ações de conscientização racial têm sido disseminadas ao redor do mundo. A visibilidade da causa segue aumentando com as manifestações antirracistas dos últimos dias após o assassinato de George Floyd, homem negro morto nos Estados Unidos. No futebol, clubes fizeram corrente de homenagens a jogadores negros.

Ceará

Fortaleza

Bahia

Como participar

Para participar da rede voluntária, basta acessar o site do "Pretos no Enem" e preencher um formulário . O projeto atua levando um boleto a um colaborador e, posteriormente, devolvendo o comprovante de pagamento ao beneficiado.

Para ser ajudado pela campanha, a instrução é enviar um e-mail para: pretosnoenem@gmail.com ou entrar em comunicação com os organizadores do projeto pelo perfil oficial no Instagram.

Fonte: Globo Esporte