Presente na Assembleia Geral da Associação Europeia de Clubes (ECA), nesta segunda-feira (28), Alejandro Domínguez admitiu o desejo da volta da antiga Copa Intercontinental
O presidente da Conmebol , Alejandro Domínguez, participou como convidado da Assembleia Geral da Associação Europeia de Clubes (ECA) , nesta segunda-feira (28). O dirigente registrou o momento, citou projetos com a Uefa e especulou um possível retorno da Copa Intercontinental , partida entre os campeões da Conmebol Libertadores e da Champions League .
“Muito obrigado Nasser Al-Khelaifi (presidente do PSG e da ECA) pelo convite à Assembleia Geral. A Conmebol visa projetos com ECA e a Uefa. Talvez o retorno da Copa Intercontinental?”, escreveu Alejandro Domínguez, em publicação nas redes sociais.
Criada em 1960, a competição reunia os campeões da América e Europa, que se enfrentavam em jogos de ida e volta. Assim foi até 1979. A partir do ano seguinte, a montadora Toyota começou a patrocinar a disputa, que mudou de formato.
Aos invés de dois jogos, a Copa Intercontinental passou a ser disputada em jogo único, em Tóquio, no Japão. E dos anos 60 para cá, alguns brasileiros levaram a melhor sobre os europeus: Santos (2x), São Paulo (2x), Flamengo (1x) e Grêmio (1x).
A competição deixou de ser disputada em 2005 , quando a Fifa, entidade máxima do futebol mundial, chamou a Toyota para organizar o seu Mundial de Clubes , competição que existe até os dias de hoje.
Thank you very much Nasser Al-Khelaifi of @ECAEurope for the invitation to your General Assembly.
— Alejandro Domínguez (@agdws) March 28, 2022
CONMEBOL aspires joint projects with ECA and UEFA. Perhaps the return of the Intercontinental Cup? 👀 pic.twitter.com/J1FcGCknmV