Posse de Bola #227: Corinthians se aproxima de Flamengo, Palmeiras e Galo?

Líder do Brasileirão e em seu grupo a Libertadores , o Corinthians se garantiu nas oitavas de final da Copa do Brasil ao vencer a Portuguesa-RJ na Neo Química Arena por 2 a 0 com um time cheio de reservas e o momento empolgou parte dos torcedores, com o momento no qual o time do técnico Vítor Pereira tenta se consolidar como candidato nas principais competições que disputa.

No podcast Posse de Bola #227 , os jornalistas Arnaldo Ribeiro, Eduardo Tironi, Juca Kfouri e Mauro Cezar Pereira analisam se o Corinthians hoje já pode ser colocado na mesma prateleira de Atlético-MG , Flamengo e Palmeiras entre os times que estão acima dos demais no futebol brasileiro.

Para Juca Kfouri, o time dá motivos para o torcedor ficar mais otimista, mas achar que está no mesmo nível do trio que dominou o futebol brasileiro na última temporada é um exagero e mesmo o técnico português tem sido mais cauteloso no momento de preparar sua equipe.

"É evidente que há motivos para o torcedor do Corinthians ter algum otimismo com o trabalho do treinador, que revela-se um cara com o pé no chão, que inclusive já abdicou de alguns dos seus princípios, porque já percebeu que o Corinthians não pode jogar com mais posse de bola, com pressão na saída do adversário, porque não aguenta. Caiu na real em relação ao calendário e está fazendo um jogo pragmático, um jogo muito parecido com o que o Corinthians já fez e se deu bem, foi até campeão brasileiro com desempenhos médios e resultados bons", diz Juca.

"Eu fico perguntando o seguinte, o Corinthians colou no Palmeiras, no Flamengo e no Atlético-MG? Eu pergunto ao corintiano e a mim mesmo: não fosse o adversário do Corinthians no sábado o Inter de Porto Alegre, mas o Flamengo no Maracanã, o corintiano se acharia favorito? Jogaria contra o Atlético-MG no Mineirão, o corintiano se acharia favorito? O Corinthians jogaria contra o Palmeiras em Itaquera, o corintiano se acharia favorito? Não. Mesmo que com o Flamengo fosse em Itaquera e mesmo que com o Galo também fosse em Itaquera. Então, menos", completa.

O jornalista afirma que a cautela é um dos méritos do técnico Vítor Pereira e que é possível esperar uma evolução do time durante a temporada, mas considerar que o Corinthians hoje possa ser colocado na mesma prateleira de Atlético-MG, Flamengo e Palmeiras ainda não cabe.

"Qual é a grande qualidade que o Corinthians está mostrando neste momento? O pé no chão. É isso o que o VP está mostrando. Há motivos para imaginar que o Corinthians progrida com os talentos que tem, mesmo já tendo perdido o Paulinho? É possível que progrida, tomara que progrida, mas o Corinthians não merece entusiasmo porque ganhou da Portuguesa-RJ, vamos respeitar o Corinthians", diz Juca.

"Quando o Corinthians foi declarado quarta força, objetivamente era a quarta força e foi deixando de ser aos poucos para se transformar na primeira força. Não estou dizendo que não possa acontecer, acho muito difícil que nesta temporada isto venha a acontecer diante dos adversários. Também não acho que nenhum desses adversários esteja sendo o bicho-papão que a gente supôs que poderiam ser, mas o Corinthians ainda não está no nível deles", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais ( YouTube , Facebook e Twitte r).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify , Apple Podcasts , Google Podcasts , Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts .

Fonte: Uol