Atual campeão da CONMEBOL Libertadores , o Flamengo entra na competição como cabeça-de-chave no grupo A e atrás do quarto caneco, algo inédito entre os brasileiros. E a busca para se manter no topo do continente passa muito pelos pés de Gabigol.

Herói das duas últimas conquistas, o novo camisa 10, inclusive, está a um passo de fazer ainda mais história na competição. Além de ser o maior artilheiro brasileiro com 29 gols, empatado com Luizão , Gabigol tem grandes chances de entrar no top 3 de goleadores em todos os tempos da competição.

A missão de integrar a seleta lista dos três maiores artilheiro do torneio está bem fácil a quem tem até gol no nome, já que bastam duas bolas na rede para que isso aconteça. Veja abaixo o ranking daqueles que mais marcaram na Libertadores.

  1. Alberto Spencer (EQU) - 54 gols

  2. Fernando Morena (URU) e Pedro Rocha (URU) - 37 gols

  3. Daniel Onega (ARG) - 31 gols

  4. Julio Morales (URU) - 30 gols

  5. Antony de Ávila (COL), Juan Carlos Sarnari (ARG), Gabigol (BRA), Luizão (BRA) e Luis Artime (ARG) - 29 gols

A edição de 2023 será a sexta da carreira de Gabigol. Se em 2018, pelo Santos , foram apenas seis jogos e um gol marcado, a história dele com o torneio mudou da água para o vinho desde então.

Em 2019, na sua primeira participação, Gabigol foi campeão e o protagonista do título histórico do Flamengo após 38 anos. Os dois gols da virada épica por 2 a 1 sobre o River Plate fizeram o jogador chegar a nove.

Em 2020, com o Flamengo caindo nas oitavas de final e sofrendo com a COVID-19, Gabigol teve desempenho tímido. Cinco jogos e dois gols marcados. Em 2021, ele voltou com tudo e foi o grande nome do Flamengo no vice-campeonato: 11 gols em 13 jogos e o posto de Rei da América.

Em 2022, Gabigol viu Pedro ser eleito o principal nome da Libertadores, mas voltou a ser protagonista em final pelo Flamengo. Com seis gols na competição, Gabi acabou sendo responsável pelo gol do tri, na vitória por 1 a 0 sobre o Athletico-PR em Guayaquil.

Com três gols em três finais, Gabigol tem um histórico favorável quando o assunto é Libertadores. Com 29 gols em 48 jogos, ele entra na competição perto de fazer história.

Ficha Técnica

FLAMENGO

Como se classificou : campeão da Libertadores de 2022

Participações : 18

Melhor campanha : campeão (1981, 2019 e 2022)

Estádio : Maracanã (Rio de Janeiro)

Técnico : Vítor Pereira

Altitude : NÃO