Em mais um de seus detalhamentos, a pesquisa da parceria O GLOBO / Ipsos-Ipec mostrou o nível de escolaridade das principais torcidas do país. Maior público entre os que responderam à pesquisa, os torcedores com ensino médio, segunda maior parcela da população brasileira no último Censo do IBGE, registram alta preferência por Flamengo e Corinthians, que somam 34,7% do favoritismo.
A maior quantia é a dos torcedores do Fla: 23,6% do total de entrevistados de nível médio são rubro-negros, contra 11,2% que têm preferência pelo Corinthians. Palmeiras e São Paulo vêm atrás, com quase metade do percentual do timão: 6,4% e 6,3%, respectivamente. O Vasco fecha o top 5, com 3,5%.
Para esse detalhamento, foram consideradas apenas as torcidas de Flamengo, Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Vasco, as únicas que atingiram uma base amostral mínima de entrevistados para analisar os dados com margem segura de erro.
Sem time
Parcela importante da pesquisa é dos torcedores que declaram não ter um time, que são fatia grande. São 34,2% entre os torcedores com nível fundamental. Caem, ainda que pouco, conforme a escolaridade: 31,5% no nível médio e 30% no nível superior.
Para Marcelo Segurado, executivo de futebol e sociólogo, índices como gênero, classe social e renda têm de ser levados em conta na análise desse cenário:
— Com a mudança no comportamento de consumo de mídia, principalmente hoje, dentro desse contexto da internet, os jovens e a população, no geral, estão expostos a relações de consumo mais rápidas. Também é importante considerar a questão da falta de exposição ao futebol, de investimento na qualidade como um todo: estádios, estrutura, informação, formação de novos torcedores. É um perfil novo de torcedor, de consumidor do futebol. No Brasil, poucos clubes têm essa percepção de pensar no futebol como um negócio e transformar essa parcela em torcedor de um clube — analisa.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/B/9/JQOShDTuO1kNpRj7tR9g/100163941-esp-rio-de-janeiro-rj-14-08-2022-flamengo-x-athletico-paranaense-pais-e-filhos-na.jpg)
No nível fundamental, a preferência pelo Flamengo diminui, mas segue alta: são 19,2% entre os entrevistados, contra 12,4% do Corinthians. São Paulo e Palmeiras ficam próximos, com 6,5% e 6,1%, respectivamente, com o tricolor paulista superando o alviverde.
Equilíbrio no superior
Entre aqueles torcedores com uma graduação, menor fatia da pesquisa, o Palmeiras é o terceira maior numericamente. Ultrapassa o São Paulo e chega a 7,3%, aproximando-se dos 12,5% do rival Corinthians, que sobe 1,3 ponto percentual em relação ao nível médio. O Flamengo, por outro lado, recua 4 pontos percentuais.
No aspecto proporcional, é possível perceber, por exemplo, a forte proeminência de torcedores de nível médio na torcida do Flamengo: são 48%, quase metade dos rubro-negros que respondeu à pesquisa. O Vasco tem 45% e o Palmeiras, 42%.
Nessa relação, o cruz-maltino tem a maior proporção de torcedores com nível superior. São 28% entre os fanáticos pelo Vasco. Os clubes paulistas, por outro lado, são os que concentram mais torcedores na base da pirâmide educacional. Dos corintianos que responderam à pesquisa, 35% têm o ensino fundamental. O São Paulo tem 34% e o Palmeiras, 32%.
Inscreva-se na Newsletter: Que Jogo É Esse