A pesquisa CNN/Itatiaia/Quaest divulgou crescimento nas torcidas de Flamengo, Palmeiras, São Paulo e Vasco em relação ao levantamento realizado do ano passado. Os quatro integram o top-5 das maiores torcidas do país, que conta ainda com o Corinthians - que apresentou queda no mesmo período.
A variação dos quatro times foi de um ponto percentual, dentro da margem de erro da pesquisa, que é 1,4 ponto. O nível de confiabilidade é de 95%.
O Flamengo segue com a maior torcida do Brasil, subindo de 24% para 25%. O Palmeiras, terceiro do ranking, passou de 9% para 10%. O São Paulo teve crescimento de 8% para 9%, enquanto o Vasco saiu de 4% para 5%.
O Corinthians, único que apresentou queda entre os cinco clubes mais citados, segue com a segunda maior torcida do país, segundo o levantamento, mas desceu de 18% para 17%.
Entre os dez clubes com maiores torcidas, ainda estão Atlético-MG, Cruzeiro e Grêmio, com 4% cada, e Inter e Santos, que aparecem com 3% cada.
A pesquisa entrevistou 6.373 pessoas, sendo 5.023 entrevistas aprofundadas em 278 cidades diferentes. Além de torcedores brasileiros de times de futebol com 16 anos ou mais, o levantamento deste ano teve a inclusão de crianças e adolescentes entre 7 e 15 anos.