No jogo mais esperado do Flamengo em 2025, uma ausência escancarou uma situação que ganhou força nos bastidores do clube nos últimos meses. Mesmo com o time em desvantagem no placar desde os 5 minutos do primeiro tempo diante do Bayern de Munique, Pedro não entrou em campo. Nove dias antes, ele entrara aos 46 minutos do segundo tempo na vitória sobre o Chelsea.
Nesta quarta-feira, o colunista Mauro Cezar Pereira, do UOL, publicou que o Flamengo gostaria de receber uma boa proposta por Pedro para que ele deixe o clube. O ge apurou que todas as partes estão insatisfeitas com o quadro atual. O atacante quer jogar mais, o técnico Filipe Luís prefere outro tipo de centroavante em seu estilo de jogo, e o diretor de futebol José Boto deseja buscar outro camisa 9 no mercado.
O clube enviou nota aos jornalistas nesta quarta na qual avisa que "não há qualquer intenção de negociar o atacante Pedro" e que o jogador "conta com a confiança da atual comissão técnica e da diretoria de futebol" (leia a íntegra ao fim desta reportagem).
Pedro em ação pelo Flamengo — Foto: Adriano Fontes/Flamengo
Segunda contratação mais cara da história do Flamengo, Pedro fazia excelente temporada em 2024, com 30 gols, quando sofreu grave lesão no joelho no início de setembro. À época, Tite era o treinador rubro-negro. No clube, estabeleceu-se um objetivo: preparar Pedro para chegar na melhor forma à Copa do Mundo de Clubes.
O atacante se recuperou bem e voltou aos campos no dia 9 de abril, fazendo seu primeiro jogo como titular no dia 27 do mesmo mês, quando marcou dois gols na vitória sobre o Corinthians por 4 a 0 e teve grande atuação. Nas duas partidas seguintes, porém, o time jogou mal com o atacante como titular, na derrota para o Cruzeiro e no empate com o Central Córdoba, na Argentina.
A partir daí, Pedro ficou no banco em jogos-chave do primeiro semestre, como as vitórias sobre LDU, pela Libertadores, e Palmeiras, pelo Brasileirão. Na Copa do Mundo, foi titular apenas contra Espérance e Los Angeles FC, justamente os confrontos considerados mais fáceis.
O tempo de jogo está longe de ser a única razão de insatisfação. No dia 22 de junho, uma entrevista de José Boto ao jornal italiano "La Gazzetta dello Sport" irritou pessoas próximas a Pedro. Diante da pergunta se gostaria de contratar algum jogador da Juventus, o diretor deu a seguinte resposta:
- Pelo que precisamos agora, eu pensaria no Vlahovic.
Uma semana depois, em entrevista ao ge publicada no dia 30, Boto não citou a busca por centroavante e escolheu outras duas posições como prioridades do Flamengo no mercado: um camisa 10 para revezar com Arrascaeta e um atacante de lado. Isso aumentou o estranhamento causado pela citação anterior a Vlahovic, reserva de Kolo Muani no comando de ataque da Juve.
Na leitura de pessoas inclusive dentro do Flamengo, a entrevista de Boto à "Gazzetta" foi o primeiro sinal público de que o clube prefere ter outro camisa 9. E a declaração ao ge daria outro recado: enquanto Pedro estiver no elenco, a diretoria não vai contratar um centroavante. Mas uma possível saída do jogador abriria a porta para a diretoria buscar um atacante com o perfil desejado pelo treinador. A palavra "negociável" foi ouvida pelo ge por pessoas dos dois lados.
Publicamente, Filipe Luís elogia com frequência o camisa 9 nas entrevistas. Mas avisou no dia 15 de maio, por exemplo, que Pedro não estava no mesmo nível físico dos companheiros. A maior questão do treinador com o jogador, porém, não diz respeito à parte física. No clube, é sabido que a comissão técnica gostaria de ter um atacante com mais mobilidade.
Filipe considera fundamental a pressão na saída de bola adversária e acredita que não tem no elenco alguém com o perfil ideal para exercer essa função. Internamente, há outro ponto-chave na equação para utilização de Pedro como titular: Arrascaeta. Com o estilo de jogo de Filipe Luís, torna-se muito difícil a utilização dos dois juntos nos maiores desafios do ano.
Em 2023, integrantes da comissão do então técnico Jorge Sampaoli chegaram a questionar a dedicação de Pedro aos treinos. Mas, até agora, Filipe Luís não demonstra incômodo com o trabalho do atacante no dia a dia.
Diante de todo esse quadro, José Boto sinaliza o desejo de buscar outro centroavante no mercado. Internamente, acredita-se que, enquanto Pedro estiver no elenco, não há espaço para contratar um camisa 9 de primeiro nível, que custaria muito caro.
Em dezembro de 2020, por exemplo, o Flamengo pagou 14 milhões de euros à Fiorentina para contar com Pedro em definitivo. No mercado atual, dificilmente um centroavante da prateleira desejada pela diretoria rubro-negra custaria menos de 20 milhões de euros.
Pedro lamenta chance desperdiçada pelo Flamengo contra o Deportivo Táchira — Foto: Jorge Rodrigues/AGIF
Por último, a relação do estafe de Pedro com a diretoria rubro-negra ainda ostenta outro arranhão. No início deste ano, o departamento de futebol chegou a avançar na negociação para renovação do contrato do atacante, mesmo com ele ainda machucado. O acordo ficou muito encaminhado até que os dirigentes decidiram congelar as conversas. O compromisso atual de Pedro vai até dezembro de 2027.
Pedro disputou 17 jogos desde o retorno, apenas oito como titular. O atacante ficou em campo por pouco mais de 737 minutos - o equivalente a 43 minutos por partida. O camisa 9 marcou cinco gols e deu três assistências. Nos bastidores do Ninho do Urubu, há o entendimento de que o jogador recebeu as oportunidades que poderia para reconquistar o espaço entre os 11.
Titular incontestável do Flamengo e convocado para a Seleção em 2024, Pedro perdeu prestígio e espaço no Rubro-Negro em 2025 e não foi mais chamado para defender o Brasil - ele esteve na pré-lista da primeira convocação de Ancelotti. Diante deste cenário, ganhou força a hipótese de saída do atacante.
"O Clube de Regatas do Flamengo informa que não há qualquer intenção de negociar o atacante Pedro, assim como nenhum outro jogador que faça parte dos planos do clube para o restante da temporada.
Diante das notícias que vêm circulando nesta quarta-feira (2), o clube informa que não recebeu proposta oficial pelo atleta. O Flamengo reforça que Pedro, assim como todo o elenco, conta com a confiança da atual comissão técnica e da diretoria de futebol.
Especulações sem fundamento apenas geram ruído e desinformação junto à torcida e à opinião pública.
O Flamengo segue focado na sequência da temporada, na qual já conquistou dois títulos, lidera o Campeonato Brasileiro e está classificado para as oitavas de final da Copa do Brasil e da CONMEBOL Libertadores."
Mais Escalados 1 ª rodada
Carregando Dados...
......
|
|
0000000000 |
Carregando Dados...
......
|
|
0000000000 |
Carregando Dados...
......
|
|
0000000000 |
Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv