Treinador português começa a conviver com muitas críticas pelo desempenho da equipe no início do ano

Paulo Sousa vive o momento mais delicado desde que chegou ao Flamengo no dia 10 de janeiro. Depois de perder a Supercopa do Brasil para o Atlético-MG , nos pênaltis, o português agora amargou mais um revés: o vice do Campeonato Carioca para o Fluminense . E sente como é a crise de comandar um clube brasileiro.

Se antes Paulo Sousa chegou com moral e respaldado com uma comissão técnica completa para o desafio no Flamengo, o comandante agora convive com a pressão da torcida. O rodízio implementado pelo português é alvo de críticas dos rubro-negros, que reclamam nas redes sociais de o time ainda não ter o 11 ideal.

Além disso, Paulo Sousa vai pressionado para a estreia na Conmebol Libertadores , que acontece contra o Sporting Cristal, nesta terça-feira (5), às 21h30, fora de casa. O treinador sabe que uma derrota no Peru pode complicar e muito a sua sequência no clube carioca.

Apesar de ter um contrato até dezembro de 2023, Paulo Sousa já deve saber que o futebol brasileiro não é lá muito de respeitar contratos. Como aconteceu com o último estrangeiro que comandou o Flamengo: Domènec Torrent, contratado em julho de 2020 e com vínculo até janeiro de 2022, ficou no clube por apenas 100 dias. E nem a multa alta o segurou no cargo.

Além de todo esse furacão, Paulo Sousa convive com a sombra de Jorge Jesus . Livre no mercado, o ídolo da torcida do Flamengo volta e meia tem seu nome especulado para retornar ao Rio de Janeiro. Antes de Paulo ser contratado, Jesus era o preferido da torcida e da diretoria, mas a negociação com o Benfica não avançou.

Agora, demitido pelo clube português e livre no mercado, Jorge Jesus é sempre uma ameaça aos treinadores no futebol brasileiro. Ele tem planos de voltar a trabalhar no meio do ano e não descarta o Brasil.

Em abril, na semana do Carnaval que acontecerá no Rio de Janeiro após cancelamentos em virtude da pandemia da COVID-19, ele tem viagem marcada o local e estará na Cidade Maravilhosa para acompanhar as festividades, como informou a ESPN na última quinta-feira (31).

Resta saber se Paulo Sousa vai conseguir se recuperar diante do Sporting Cristal ou se vai conseguir chegar com moral em abril. Se o português não emplacar, vai ser difícil segurar a comoção da torcida com a presença de Jesus no Rio de Janeiro.