Logo Netfla

Para prevenir lesões, Flamengo faz parceria e investe em tecnologia

(Foto: Divulgação/Site Oficial)
(Foto: Divulgação/Site Oficial)

Nesta temporada, os jogadores do Flamengo passaram a conviver com uma série de equipamentos que passarão a ser rotina no centro de treinamentos do Rubro-Negro. Em parceria com a Biocinética, empresa especializada na realização de exames de alta tecnologia, o clube da Gávea aposta no tratamento personalizado para melhorar a performance dos atletas e reduzir o risco de lesões.

É DOMINGO! O Flamengo entra em campo pelo segundo jogo da pré-temporada contra o Santa Cruz e você assiste aqui, AO VIVO e EXCLUSIVO, nos Canais Esporte Interativo! Assine agora

“A gente pega uma amostra de saliva e de mucosa e mandamos para análise em laboratório. O resultado sai em por volta de 20 dias e traçamos um perfil genético do atleta. Com isso, a gente consegue ver como cada um tem recuperação muscular, como funciona o metabolismo muscular de cada um, a quantidade de ácido lático, colágeno. Assim, conseguimos separar os atletas em grupos: Quais precisam de um cuidado maior em recuperação, quais que têm uma propensão maior a lesões e necessitam de um trabalho maior de prevenção. A gente quer individualizar o treinamento. Queremos entender qual é o limite de cada um e fazer com que cada um chegue no seu melhor”, explicou o chefe do departamento médico rubro-negro, Marcio Tannure.

Este trabalho começou a ser feito com os jogadores já na reapresentação, quando todo o grupo passou por avaliações individuais nas quais foram capturadas imagens do movimento humano em 3D, para análise da função das articulações e grupos musculares. O diretor técnico da Biocinética, Gustavo Laporace, continuou a explicar os novos procedimentos do DM do Rubro-Negro.

“Levamos em consideração a idade, a posição em campo, o histórico prévio de lesões de cada atleta e, com isso, podemos desenvolver um protocolo diferenciado para identificar, individualmente, qual músculo que mais precisa de atenção, qual aspecto é mais forte ou mais carente de cada jogador. Depois dos testes biomecânicos funcionais, testes de força, flexibilidade e equilíbrio, passamos as avaliações para a comissão técnica e para o departamento médico do Flamengo e os profissionais identificam o que pode ser trabalhado em cada atleta para otimizar o treinamento e os resultados”.

A cobertura completa de tudo sobre o futebol brasileiro você confere neste sábado (23), às 15h15, no Conexão EI, e às 21h30, no Fim de Papo, no EI MAXX.

QUE FESTA! Torcidas de Ceará e Flamengo deram um verdadeiro show no Castelão

Fonte: Esporte Interativo

Comentários

Jogos

Próximo jogo 3 dias, 2 horas a partir de agora
Brasileirão - Série A
FlamengoFlamengo
X
FluminenseFluminense
Dom 20/10 / Maracanã / 16h00
Brasileirão - Série A
FortalezaFortaleza
- x -
FlamengoFlamengo
Últimas
+ Lidas da semana