Com o Botafogo ruindo a cada rodada, no campo e no mental, parti para o exercício da simulação dos jogos que restam para cada clube no G-5 do Campeonato Brasileiro . Considerei o momento atual, a bola apresentada mesmo mais a força do emocional, e ficou claro para mim: o time carioca não só não será campeão como sequer fechará a disputa entre os quatro primeiros.

Vamos lá: neste momento que escrevo, início da tarde da sexta-feira 10 de novembro – faço questão de detalhar porque neste sábado (11) já tem partidas da 34ª rodada -, Botafogo, Grêmio e Palmeiras , nesta ordem e já considerando os critérios de desempate, estão no topo da tabela com 59 pontos cada; o Red Bull Bragantino vem em quarto, com 58, e o Flamengo surge em quinto, com 56.

Do quinteto, apenas as equipes de Renato Gaúcho e Abel Ferreira somam 33 jogos realizados, logo, têm apenas cinco por fazer, ou seja, disputarão 15 pontos. Botafogo, Braga e Fla têm uma partida a menos, então, ainda brigarão por 18 pontos.

Os duelos atrasados são: Fortaleza x Botafogo, da 29ª rodada, que na minha avaliação terá o time cearense como vencedor; e Flamengo x Red Bull Bragantino, da 30ª, este um confronto direto que terminará com triunfo rubro-negro.

Na minha simulação, o Grêmio, de Suárez, ganhará quatro dos cinco compromissos finais, sendo o único tropeço um empate com o Flamengo , em Minas, na 35ª rodada. E esta igualdade será decisiva para a equipe gaúcha, que disputou a Série B em 2022, não ficar com o título. Alcançará 72 pontos.

Então, qual time levará a taça?

Já antecipei lá em cima que não será o Botafogo, que fará neste domingo (12) um duelo direto contra o Red Bull Bragantino, no interior de São Paulo. Aqui, pelo meu exercício, deve rolar empate.

Palmeiras e Flamengo virão como um rolo compressor nesta reta final e vencerão todas as partidas, assim, ambos chegarão a 74 pontos. Isto acontecendo, também empatarão no primeiro critério de desempate, que é ‘mais vitórias’ (22 para cada lado). E aí, o time de Raphael Veiga levará a melhor sobre o de Tite no segundo critério, que é ‘melhor saldo de gols’. Hoje, o time paulista tem vantagem de dez neste tópico sobre o carioca (23 a 13).

A classificação final na minha simulação:
1 – Palmeiras (campeão)
2 – Flamengo
3 – Grêmio
4 – Red Bull Bragantino
5 – Botafogo

Não custa repetir: O que está aqui é apenas fruto de um exercício que fiz simulando vitórias, empates e derrotas dos jogos que restam dos clubes que estão no G-5.

Lembrando os critérios de desempate do Campeonato Brasileiro:

1) mais vitórias

2) melhor saldo de gols

3) mais gols pró

4) confronto direto

5) menos cartões vermelhos

6) menos cartões amarelos

7) sorteio

Próximos jogos do Botafogo: