A Conmebol anunciou nesta terça-feira (12 de novembro) que a grande final da Conmebol Libertadores será comandada por Roberto Tobar. Com 41 anos, o chileno é um dos destaques da arbitragem sul-americana.
Curiosamente, apesar de todos os protestos que um árbitro sempre pode receber das duas torcidas, Tobar parece ser um nome que agrade aos dois clubes e por um motivo bastante simples: Flamengo e River Plate nunca perderam com Tobar apitando uma partida dos dois clubes.
Ao todo, o chileno apitou cinco partidas do River Plate, com três vitórias e dois empates. Um dos empates foi a partida de volta das oitavas de final da Libertadores 2019, diante do Cruzeiro, no Mineirão. Após 0 a 0, o time de Gallardo eliminou a Raposa nas penalidades e seguiu vivo na competição.
Leia também!
Pelo lado do Rubro-Negro, foram apenas três partidas, com duas vitórias do Rubro-Negro e um empate. A partida mais emblemática comandada pelo árbitro foi a vitória por 2 a 0 do time de Jorge Jesus em cima do Internacional, no Maracanã, na partida de ida da fase quartas de final.
O duelo no Maracanã, aliás, foi o último apitado por Tobar na atual edição da Libertadores. Ao lado de Nestor Pitana, da Argentina, o chileno é o nome mais preparado para a grande final da Libertadores.
Crédito: Cesar Greco/ Fotoarena