O Flamengo encaminhou nesta sexta-feira (19) a contratação de Matías Viña , lateral-esquerdo que pertencia à Roma , mas estava emprestado ao Sassuolo , da Itália. De acordo com apuração da ESPN , a negociação foi selada por 9 milhões de euros (R$ 48,28 milhões) .

O lateral-esquerdo está de volta ao Brasil pouco mais de dois anos após deixar o Palmeiras. Curiosamente, há menos de um ano, quando ainda estava no Bournemouth , da Inglaterra, em entrevista ao Nosso Palestra , o uruguaio falou sobre a admiração que tinha pelo Verdão e ressaltou que “no Brasil, só jogaria no Palmeiras”.

“Acho que todo jogador, onde foi feliz, gosta de voltar para jogar. Acho que falta muito, tenho sonhos aqui na Europa de continuar a jogar. Em um momento, sim. Se eu voltasse para jogar no Brasil, sei que tenho só um clube para voltar. Pela minha personalidade, eu não volto para jogar em outro time que não seja o Palmeiras. Acho que sim, com o tempo, posso voltar se o clube quiser”, contou o atleta, em maio de 2023.

“O Palmeiras, para mim, é uma equipe que representa muito, não só por ter me ajudado a me formar como jogador, mas foi o primeiro clube que confiou em mim depois de sair do Uruguai, do meu país, de jogar no Nacional, equipe que sou torcedor”.

“Foi o primeiro time que me deu a oportunidade de jogar no exterior, que era um sonho para mim, e depois, obviamente, o sonho de ganhar a Copa Libertadores, que acho que todo jogador sul-americano sonha com isso”

“Para mim, é muito importante, fiquei muito feliz por esse tempo. Foi pouco, também foi pouco o tempo que joguei com torcedores na arquibancada, acho que três, quatro jogos, mas se sentia esse carinho que tinham por nós. Fico feliz por isso, sempre vou ser um torcedor mais por eles. Peguei muito carinho pelo clube”, contou o atleta.

Viña atuou no Palmeiras entre 2020 e 2021, conquistando um Campeonato Paulista, duas CONMEBOL Libertadores e uma Copa do Brasil. Esta não é a primeira vez que o Flamengo contrata um atleta que havia feito “juras de amor” por um rival. Em 2014, durante negociação de renovação de contrato com o Corinthians , Paolo Guerrero parafraseou Viña.

No entanto, em maio de 2015, o peruano acabou sendo apresentado como novo reforço do Flamengo.