‘Novo mascote’ do Fla, cão diagnosticado com câncer une torcidas e quebra barreira da rivalidade

"Eu odeio seu time, mas estamos juntos e vou ajudar". Essa foi apenas uma das mensagens que o flamenguista Danilo Mello, de 32 anos, recebeu dos torcedores de Vasco, Botafogo, Fluminense e outros rivais do Rubro-negro nas últimas semanas. Em 15 dias, a história de “Doze”, seu cachorro de estimação, rodou o Brasil e o continente, comovendo todas as torcidas.

Gringos elegem os cinco maiores do Brasil; veja o resultado

O cão, diagnosticado com câncer, necessita de um tratamento criterioso e demasiadamente caro. Danilo, que está desempregado, e sua namorada, Renata Ragi, decidiram então sortear o que tinham de mais cobiçado em casa: um bilhete para assistir Flamengo x Grêmio. O duelo é válido pela semifinal da Conmebol Libertadores, no Maracanã, e terá transmissão ao vivo do FOX Sports .

“Logo que soubemos a previsão de gastos, um amigo sugeriu fazermos uma vaquinha online. Mas a Renata não quis somente pedir dinheiro. Ela sugeriu fazer rifa de algo, e pensei no ingresso. Tinha muita gente querendo, então a ideia era unir a procura de milhares de flamenguistas e a boa causa. Com um pouquinho de cada um, conseguiríamos ajuda e alguém ficaria com o cobiçado ingresso", contou Danilo ao FOXSports.com.br .

Em menos de uma semana, a meta inicial de R$ 7 mil foi batida. Até a publicação desta matéria, o valor arrecadado era de R$ 36.755 mil. Danilo garante que doará toda a quantia que não for utilizada no tratamento de Doze ao GARRA (Grupo de Ação, Resgate e Reabilitação Animal), uma ONG que cuida e resgata animais. A prestação de contas com os doadores da vaquinha online tem sido postada na conta oficial do cão no Instagram .

A BARREIRA DA RIVALIDADE QUEBRADA

Quem é apaixonado por um time, sabe que não se trata apenas de um esporte ou de 22 jogadores correndo atrás de uma bola. A máxima de que “o futebol une as pessoas” está mais do que nunca atrelada à história de Danilo, Renata e Doze. Embora o prêmio do sorteio fosse uma entrada para uma partida decisiva do Flamengo, a barreira da rivalidade futebolística foi quebrada por um bem comum, uma causa muito mais valiosa do que a disputa entre duas equipes.

Futebol é importante, mas o amor, o carinho e a fidelidade pelos animais predominou. Esse episódio é a comprovação de a rivalidade tem, sim, limites. Em tempos de violência e ódio, a repercussão da campanha para o tratamento da doença do ‘mascote’ rubro-negro uniu flamenguistas, vascaínos, botafoguenses, tricolores e até mesmo torcedores argentinos, como confirma Danilo. “Recebi mensagens de torcedores de todos os clubes, até de River e Boca. Foi engraçado, alguns até brincavam: ‘odeio seu time, mas estamos junto e vou ajudar’.

“Nos emocionou ver o clubismo de lado, por um sentimento em comum, o amor pelos bichos, o amor pelo futebol. Recebemos massivamente mensagens positivas, carinhosas e de incentivo. De negativo, apenas um ou outro comentário em algumas notícias, mas nada que sobressaísse”, conclui.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por (@doze.cao) em

OS SORTUDOS QUE VÃO AO MARACA

O sorteio do ingresso para Flamengo x Grêmio aconteceu na última sexta-feira. O felizardo rubro-negro que poderá acompanhar o jogo nas arquibancadas do Maracanã é o carioca Sérgio Amaral, que já resgatou o almejado bilhete no bairro da Tijuca, Zona Norte do Rio, onde vive o casal de tutores do cão.

Danilo, ao decidir rifar a entrada, abriu mão de assistir de perto ao jogo mais importante do Flamengo nos últimos 35 anos. Diante do grande impacto da campanha, uma empresa fabricante de cerveja o convidou para ir à partida. Faltando apenas um dia para a grande decisão, porém, o ingresso ainda não chegou em suas mãos. “Estou aguardando um retorno ainda, mas recebemos convites de outras empresas também”.

Perguntado se em algum momento recebeu um contato do Flamengo, Danilo lamenta: “Infelizmente, não me procurou. Fiquei nessa expectativa, mas não rolou", reveja o torcedor, que aposta no triunfo rubro-negro, mas alerta o time de Jorge Jesus: “Estou sem dormir direito, confiante na vitória. O Flamengo vem mostrando um belo futebol, o melhor que já vi, mas falta aprender a matar os jogos. Tomara que faça isso na quarta”.

Sérgio e Danilo serão, provavelmente, dois dos mais de 60 mil torcedores apoiando o Flamengo contra o Grêmio no Maracanã. Hoje, o Rubro-negro beira a marca de 150 mil sócios-torcedores, mais que o dobro da capacidade do estádio. Diante da imensa procura por ingressos, muitos associados assíduos, com alta taxa de presença nas partidas, se sentiram lesados por não conseguirem um bilhete.

Para Danilo, esse é o preço que se paga pela torcida rubro-negra ser tão grande, mas ele recomenda uma mudança nos critérios para aquisição dos ingressos. “Acho normal, são 42 milhões de torcedores, só cabem 60 mil no estádio. A matemática é simples e o capitalismo impera. Mas acho que poderia ter uma fidelidade para quem sempre vai, como eu, por exemplo”.

O ESTADO DE SAÚDE DE DOZE E A LIÇÃO DE VIDA

Danilo e Renata adotaram Doze em 2014, ao encontrá-lo abandonado em Niterói, Região Metropolitana do Rio. A preocupação do casal partiu de uma inflamação no queixo de Doze. Mesmo depois de uma operação, o animal sofreu complicações, e um exame identificou um tumor maligno.

Após o sucesso da vaquinha online, iniciaram imediatamente o tratamento de Doze. “Ele está seguindo com a quimioterapia injetável, está na terceira sessão. Reagindo muito bem, como um bom vira-lata (risos). Ainda não teve nenhum efeito colateral, só um ‘machucadinho’ na pata. Ele segue animado, quer brincar, come o tempo inteiro se deixar”, comemora Danilo.

O tutor do animal vê a recuperação com otimismo, mas adota precaução quanto à melhora definitiva. “Falar em cura ainda é complicado, o câncer dele está sistêmico, está em pontos diferentes do corpo e dá indícios de ser genético. Ou seja, a probabilidade de voltar é grande. O prognóstico é que talvez ele precise de tratamento o resto da vida”.

Essa história está bem longe de terminar. A saúde de Doze será uma tarefa diária árdua para Renato e Danilo. No entanto, 15 dias bastaram para Danilo transmitir uma importante lição às pessoas. “Esperança. Vi que a gente pode se unir por boas coisas. São tantas notícias ruins hoje em dia. Às vezes nos esquecemos que o bem pode, sim, ser maioria. Devemos acreditar sempre que vai dar certo”, encerrou.

O FOX Sports transmite Flamengo x Grêmio, pela semifinal da Conmebol Libertadores , ao vivo e com exclusividade na TV fechada, a partir das 20h30 desta quarta-feira.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por (@foxsportsbrasil) em

Carlos Alberto toma uma guilhotina em aula de MMA com equipe do FOX Fight Club

Leia também!

Crédito Foto: Arquivo Pessoal

Fonte: FoxSport
publicidade
publicidade