Sem jogos desde o dia 11 de junho por causa da data Fifa, o Brasileirão voltará na quarta-feira (21). E os "longos" dias sem futebol foram quentes nos times brasileiros.
Técnicos demitidos, outros contratados, jogadores de saída e até mesmo uma oferta do exterior para tirar Luís Castro, técnico do Botafogo, líder da competição. Para você ficar por dentro de tudo o que rolou neste período, o ESPN.com.br traz um resumo do que aconteceu nos principais times.
Botafogo
Líder do Brasileirão e também do grupo na CONMEBOL Sul-Americana , o Botafogo utilizou a Data Fifa para recuperar alguns nomes da equipe, como Gabriel Pires, Danilo Barbosa e Marçal.
Sem a Copa do Brasil , o time agora foca nas duas competições que tem pela frente. A notícia do período foi o interesse do Al Nassr , time de Cristiano Ronaldo, em Luís Castro, que até falou da possibilidade .
Palmeiras
Dono do trabalho mais longevo do país, Abel Ferreira vive lua de mel há bastante tempo no Palmeiras. O clube vem de três vitórias seguidas e utiliza a pausa de fato para respirar no insano calendário e pegar gás para ir atrás das três competições pela frente.
Murilo, que se lesionou em maio, faz transição e pode ter retorno antecipado. Não há um prazo, mas os três meses estimados de fato não serão cumpridos. No entanto, o Palmeiras foi o time que mais sofreu para 'treinar' durante a Data Fifa, já que teve cinco convocados: Weverton, Gustavo Gómez, Piquerez, Raphael Veiga e Rony.
Flamengo
Sampaoli utilizou a pausa para deixar o time mais homogêneo na questão física, inclusive com período de treino integral e que durou até a noite .
Gabigol, que chegou a atuar por 45 minutos contra o Grêmio por problema físico, Everton Ribeiro, Bruno Henrique e também Léo Pereira foram os mais beneficiados da pausa. O lado negativo da pausa foi por travar a boa sequência que o time teve nos últimos jogos.
Atlético-MG
A equipe mineira viveu uma verdadeira crise na Data Fifa, com Eduardo Coudet deixando o clube e Felipão sendo contratado .
Além disso, contou com o trio Kardec, Allan e Pedrinho fazendo atividade com o elenco após lesões. O volante, inclusive, viu a ida ao Flamengo emperrar.
Fluminense
A intenção tricolor era utilizar a pausa para conseguir um respiro em meio ao período de jogos irregulares.
No entanto, a temperatura ferveu durante a Data Fifa, com protestos na porta do CT, com críticas ao time e Diniz . O principal alvo foi o lateral Jorge.
Grêmio
Classificado na Copa do Brasil e na sexta posição do Brasileirão, o Grêmio vive período de calmaria apesar da derrota para o Flamengo na última rodada, quando o time teve um bom desempenho.
Ferreira, recuperado de lesão, trabalhou com o grupo e tem retorno mais próximo. No período, em teste para jovens e reservas, o Grêmio venceu o Juventude por 1 a 0 em jogo-treino no sábado.
Athletico-PR
A pausa da Data Fifa foi quente na Arena da Baixada. Após as saídas de Felipão e Carlos Pracidelli, o time demitiu Paulo Turra, homem de confiança de Scolari , e busca um novo técnico. Cuca foi descartado.
Em relação às negociações, Alexandre Mattos está na Espanha tratando a ida de Vitor Roque para o Barcelona .
São Paulo
Dorival Júnior chegou e teve pela frente três competições, sem tempo para trabalhar. Apesar do início promissor marcado pela eficiência, sendo oito vitórias em 15 jogos, o São Paulo ainda carece de um futebol mais vistoso. Prova disso é ter entrado na pausa com três derrotas nos últimos quatro jogos.
Fora de campo, viu André Anderson acusar o clube de falta de respaldo durante a cirurgia feita no púbis e cobrar ressarcimento .
Cruzeiro
Na nona colocação do Brasileirão, o Cruzeiro foi para a Data Fifa para aprimorar ainda mais o trabalho de Pepa com o elenco, que só terá o nacional pela frente.
Breno, que estava no Valladolid , voltou ao Brasil, mas ainda não tem o futuro definido. Ele foi o primeiro jogador do intercâmbio entre os clubes geridos por Ronaldo.
Internacional
A principal novidade do Inter foi a apresentação de Enner Valencia, reforço para o segundo semestre . Mercado fez trabalhos com o grupo e viu a situação física evoluir durante a pausa após lesão na panturrilha esquerda.
A intenção no geral é que o time evolua na parte física. A queda de ritmo na segunda etapa é um tormento de Mano Menezes.
Fortaleza
A negociação com Marinho foi o que mais agitou o Fortaleza durante a Data Fifa. Em litígio com o Flamengo, o atacante recebeu uma proposta do Fortaleza e deve assinar com o time até 2025.
A equipe ocupa a 11ª no Brasileirão e está nas oitavas da Sul-Americana com uma rodada ainda por jogar.
Santos
Ao lado do Atlético-MG, viveu o momento mais turbulento do período.
No último sábado, torcedores fizeram protestos contra o técnico Odair Hellmann, o elenco e a diretoria . Caixões foram levados pelos torcedores ao CT. Confira aqui como foi.
Corinthians
Com mais protestos do que vitórias (3 x 2), Luxemburgo utiliza a semana para corrigir a rota do Corinthians, eliminado na CONMEBOL Libertadores e irregular no Brasileirão - ocupa a 16ª posição.
Será a primeira que vez que o técnico terá um tempo maior de trabalho, já que a equipe disputava três competições e utiliza o tempo para tentar trazer a tão sonhada paz que os torcedores buscam.
Vasco
Tempo de trabalho é o que não falta para Mauricio Barbieri, que só disputa o Brasileirão. No entanto, há nove jogos sem vencer, o Vasco vive uma verdadeira crise. E tenta utilizar essa Data Fifa para dar o gás que falta ao time para reagir o quanto antes na tabela.
Ocupa a 19ª colocação. Por outro lado, o diretor executivo, Paulo Bracks, e o diretor técnico, Abel Braga, pregam confiança no treinador.