A 8ª rodada do Brasileirão contou com alguns resultados inesperados e mudanças na seleção do prêmio ESPN Bola de Prata Sportingbet 2021 . O Athletico-PR goleou o Fluminense fora de casa por 4 x 1 e com a grande atuação foi o clube com mais representantes na seleção do Bola de Prata da 8ª rodada, com seis jogadores além do técnico António Oliveira.
O experiente zagueiro Thiago Heleno, além de figurar na seleção da rodada, entrou também para a seleção geral, no lugar de Éder, do Atlético-GO .

Nessa 8ª rodada, outro time que colocou bastante jogadores foi o Atletico-MG, que goleou o Atlético-GO por 4 x 1 . Além do argentino Nacho Fernández, autor de dois gols, entraram também o atacante Hulk (duas assistências) e o lateral direito Mariano.
Mas o grande destaque individual da 8ª rodada foi o volante Juninho Valoura, do América-MG , que pela segunda rodada seguida entra na seleção do Bola de Prata . Autor de um gol e uma assistência, ele teve a maior pontuação da rodada, sendo um dos destaques da vitória do Coelho sobre o Bahia em Salvador.
A seleção do Bola de Prata da 8ª rodada ficou assim:
Marcelo Carné ( Juventude ), Mariano ( Atlético-MG ), Zé Ivaldo ( Athletico-PR ), Thiago Heleno (Athletico-PR) e Abner Vinícius (Athletico-PR); Richard (Athletico-PR), Juninho Valoura (América-MG), Nikão (Athletico-PR) e Nacho Fernández (Atlético-MG); Hulk (Atlético-MG) e Paulinho Boia (Juventude). Técnico: António Oliveira (Athletico-PR).
Ao final dessa 8ª rodada, a seleção do Bola de Prata teve quatro mudanças em relação time da 7ª rodada. No gol, Cleiton, do líder invicto Red Bull Bragantino , pegou o lugar de Fernando Miguel, que caiu para o 3º lugar após a goleada sofrida pelo Atlético-GO. Na zaga, Thiago Heleno entrou no lugar de Éder.
Entre os volantes, Juninho Valoura entrou na vaga de Gerson, que já se despediu do Flamengo . Já na meia, o argentino Nacho Fernández, destaque do Galo, pegou o lugar de Lucas Evangelista, do Bragantino.
A seleção do Bola de Prata após a 8ª rodada ficou assim:
Cleiton (Red Bull Bragantino), Aderlan (Red Bull Bragantino), Thiago Heleno (Athletico-PR), Marcelo Benevenuto ( Fortaleza ) e Abner Vinícius (Athletico-PR); Edenílson ( Internacional ), Juninho Valoura (América-MG), Nacho Fernández (Atlético-MG) e Gustavo Scarpa ( Palmeiras ); Artur (Red Bull Bragantino) e Bruno Henrique (Flamengo). Técnico: Maurício Barbieri (Red Bull Bragantino).
Desde 2017, o prêmio conta com a pontuação composta por 40% de estatísticas (o Algoritmo DataESPN) + 60% das notas dos jornalistas.