
A conquista do Fluminense em 1941 ocorreu após o mítico 'Fla-Flu da Lagoa'. De acordo com relatos de torcedores da época, os tricolores isolavam bolas na Lagoa Rodrigo de Freitas, no intuito de garantir a vantagem do empate em 2 a 2 na Gávea.
Fla-Flu da Lagoa - 1941 (Foto: Reprodução)

O primeiro tricampeonato carioca da história do Flamengo foi marcado pelo heroísmo e por uma dose de polêmica. Valido foi a campo com febre e, em meio à zaga do Vasco, teria empurrado Rafagnelli para garantir o título de 1944.
Reprodução

O Carioca ainda apresentou o Expresso da Vitória, esquadrão do Vasco que tinha nomes como Danilo Alvim, Sabará, Maneca, Ely, Bellini, Barbosa e o centroavante Ademir de Menezes. Vieram conquistas em 1945, 47 e 49, além de ser o primeiro campeão carioca do Maracanã, em 1950.
Foto: Divulgação

O Flamengo voltou a ser tricampeão carioca ainda nos anos 50. Trazendo uma geração de ouro, que, conforme dizia um verso do "Samba Rubro-Negro", de Wilson Batista, "Tem Rubens, Dequinha e Pavão", apresentava nomes como Evaristo, Zagallo e Dida.
(Foto: Reprodução)

No ano de 1957, o Botafogo aplicou uma sonora goleada sobre o Fluminense. Foram 6 a 2 no Maracanã, que consagraram o ataque formado por Garrincha, Didi, Quarentinha e Paulinho Valentim (que marcou quatro vezes no jogo do título).
Reprodução/Internet

1958 foi marcado pela emoção e título do Vasco. Após terminarem empatados no número de pontos no Carioca, Flamengo, Vasco e Botafogo decidiram a competição em um SuperCampeonato. Nova igualdade, e a decisão foi para o Super-SuperCampeonato. E deu o Cruz-Maltino, que fez 2 a 1 no Bota e faturou o título com 1 a 1 diante do Fla.
Vasco - Supersupercampeão carioca de 1958 (Foto: Site oficial)

O ano de 1960 trouxe o sétimo título carioca da história do América. Em jogo marcante no Maracanã, a equipe despachou, de virada, o Fluminense, por 2 a 1, com gols de Nilo e Jorge. A equipe de nomes como Djalma Dias e Quarentinha é a mais recente a levar o Mecão ao título.
(Foto: Reprodução)

No ano de 1962, foi a vez de Garrincha ratificar a conquista do Botafogo no Carioca. A campanha irretocável trouxe uma goleada por 3 a 0 sobre o Flamengo, com dois gols do Mané no Maraca.
(Foto: Reprodução)

Em 1966, foi a vez do Bangu ganhar sua segunda e mais recente conquista do Carioca. Com gols de Ocimar, Aladir e Paulo Borges, os banguenses golearam o Flamengo por 3 a 0 no Maracanã. A equipe trazia nomes como Ubirajara, Fidélis, Ladeira e Cabralzinho.
(Foto: Reprodução)

Em 1971, Lula decretou a vitória por 1 a 0 do Fluminense sobre o Botafogo, que garantiu o título carioca. Mas o título deu o que falar. Alvinegros afirmam que o atacante teria empurrado o goleiro Ubirajara no momento do gol.
Reprodução/Internet

O Fluminense ainda apresentou a Máquina Tricolor. Tendo nomes como Edinho, Carlos Alberto Torres, Rodrigues Neto, Pintinho e o craque Rivellino, a equipe teve dois títulos cariocas
Fluminense - Máquina Tricolor (Foto: Reprodução)

O Vasco garantiu nos pênaltis a consolidação de uma campanha memorável no Carioca de 1977. Após um alucinante empate em 0 a 0 com o Flamengo, Mazaropi defendeu o pênalti cobrado por Tita. E, com o triunfo por 5 a 4 na marca de cal, veio a nova conquista.
Vasco comemora título de 1977 (Foto: Reprodução)

Coube a Rondinelli dar o primeiro passo de uma geração de ouro que viria para o Flamengo. Após escanteio cobrado na medida por Zico, o defensor surgiu entre os adversários e sacramentou a vitória por 1 a 0, suficiente para o título carioca de 1978. Nascia o 'Deus da Raça'!
Reprodução/Sportv

A conquista do Flamengo no Carioca de 1981 teve um momento folclórico. Após abrir vantagem na decisão, com Adílio e Nunes, a entrada de um ladrilheiro no Maracanã esfriou a reação do Vasco, que diminuíra com Ticão. Com o triunfo por 2 a 1, a geração de Zico, Júnior & Cia. garantia outro título carioca.
Fla 2x1 Vasco Ladrilheiro 1981 (Foto: Reprodução / You Tube)

Em 1983, o Fluminense apresentou seu novo herói em decisões. O Fla-Flu caminhava para um 0 a 0 quando, no finzinho, Delei fez lançamento milimétrico para Assis. O atacante invadiu a área adversária e estufou a rede, garantindo o título.
(Foto: Acervo/Fluminense)

O Vasco teve um título histórico e bem saboroso sobre o rival Flamengo no Carioca de 1988. A equipe tentava garantir o seu bicampeonato estadual quando, aos 40 minutos, Sebastião Lazaroni sacou Vivinho e pôs Cocada. O lateral encheu o pé e estufou a rede aos 44. Em meio à euforia, iniciou uma confusão e foi expulso logo depois. Mas já tinha feito história.
foto:Agência O Globo

Em 1989, foi a vez da torcida do Botafogo tirar um grito preso da garganta. O fim de um jejum de 21 anos sem títulos de ponta aconteceu justamente em um Maracanã lotado. Coube a Maurício tornar-se o herói, ao aparecer entre os zagueiros e decretar o triunfo por 1 a 0 sobre o Flamengo.
(Foto: Arquivo Lance!)

O bicampeonato carioca do Botafogo foi comemorado com uma boa dose de polêmica. A equipe venceu por 1 a 0 o Vasco no tempo normal. Porém, o Cruz-Maltino interpretou o regulamento à sua maneira, insistiu em uma prorrogação após a partida e... também comemorou o título com uma caravela de papel. Mas, dias depois, a Justiça determinou o título do Alvinegro!
(Foto: Reprodução)

Em 1992, o Vasco iniciou sua saga pelo inédito tricampeonato carioca. A equipe, que trouxe o veterano Roberto Dinamite em seu último título na carreira, e nomes que iniciavam carreira, como Edmundo, Leandro Ávila, Carlos Germano e Bismarck, foi campeã em dois turnos. Em 1993 e 1994, vieram novos títulos de uma década exemplar.
(Foto: Divulgação/Vasco.com.br)

Em 1995, o Campeonato Carioca teve um capítulo final alucinante. O 'time de operários' formado pelo Fluminense abriu 2 a 0 sobre o Flamengo. Os rubro-negros reagiram, igualaram. Mas, com dois jogadores a menos e os rivais gritando 'é campeão', os tricolores abocanharam o título. Aílton encheu o pé e Renato Gaúcho, de barriga, mandou para o fundo do gol.
(Foto: Marcelo Theobald/Arquivo LANCE)

Em 1997, o Botafogo voltou a se destacar em campeonato turbulento. A equipe rebateu em campo a 'Dança da Bundinha' do vascaíno Edmundo no jogo de ida. No finzinho da partida, Dimba fulminou o gol e decretou o título com o 1 a 0.
Reprodução

O Flamengo iniciou o século XXI com um saboroso tricampeonato carioca sobre o Vasco. A equipe buscou seu título carioca de 2001 ainda em grande estilo. Aos 43 minutos, Petkovic cobrou falta fora do alcance de Hélton, e garantiu a conquista com um 3 a 1. Ainda no início da década, viria um novo tricampeonato, em 2007, 2008 e 2009, sobre o Botafogo.
2001 - Vasco x Flamengo, Petkovic (Foto: Julio Cesar Guimaraes/Lancepress!)

Nesta década, alguns clubes de menor investimento tentaram fazer graça. No turbulento Campeonato Carioca de 2002 (apelidado de 'Caixão') e com regulamento esdrúxulo, o Americano de Luciano Vianna foi campeão das Taças Guanabara e Rio. Depois de engrenar nas fases finais, chegou à decisão, mas caiu diante do Fluminense.
Americano campeão da Taça Guanabara de 2002 (Foto: Reprodução / You Tube)

Na edição de 2005, o Volta Redonda fez história. A equipe do goleiro Lugão, do camisa 10, de Glauber e que tinha como destaque o veterano Túlio Maravilha deu volta olímpica no Maracanã, ao bater o Americano nos pênaltis e faturar a Taça Guanabara. Mas não foi páreo para o Fluminense na decisão do Estadual.
(Foto: Julio Cesar Guimaraes/ Lancepresss!)

Em 2010, o Botafogo 'se vingou' do tricampeonato carioca do Flamengo. A equipe viu Loco Abreu, de 'cavadinha' em cobrança de pênalti, garantir o título com um 2 a 1 ainda na Taça Rio. A partida ainda teve Adriano desperdiçando uma penalidade.
Divulgação/Botafogo

Em 2006, foi a vez do Madureira surpreender, ao ser campeão da Taça Rio. Tendo medalhões como Odvan, Djair e André Lima em meio a jogadores como Maicon, o Tricolor Suburbano superou o Americano por 1 a 0 no Maracanã para faturar o título. Mas perdeu o Estadual para o Botafogo.
(Foto: Cleber Mendes/ Lancepress!)

Em 2012, o Fluminense 'sobrou' no Campeonato Carioca. Em competição marcada pela ausência do Maracanã, a equipe atropelou o Botafogo por 4 a 1 no jogo de ida, com show de Fred e Rafael Sóbis. No jogo de volta, a vitória por 1 a 0, com gol de Rafael Moura, ratificou a conquista.
Paulo Sérgio/Lancepress!

O Vasco encerrou uma 'seca' de 12 anos no Campeonato Carioca com direito a quebra de tabu. Pela primeira vez, a equipe venceu o Botafogo em decisões da competição, e com um bicampeonato. Em 2015, com destaques como Rafael Silva e Gilberto sobrando. E, em 2016, foi a vez de Rafael Vaz sair do banco para entrar na história do Carioca, no empate em 1 a 1.
(Foto: Paulo Sergio/Lancepress!)

Mais recente campeão carioca, o Flamengo comprovou sua supremacia no estado em grande estilo. 22 anos depois do 'gol de barriga', a equipe derrotou o Fluminense nas duas partidas. Abriu a final com 1 a 0. E, em jogo emocionante, foi campeão com uma virada por 2 a 1.
(Foto: Celso Pupo)
X
Fechar