Média de minutos de Matheus França no Flamengo cai 60% com Sampaoli

Matheus França é o principal destaque da base do Flamengo nestes últimos anos. O jovem de 19 anos figura entre os principais desde a última temporada e já se consolidou entre os profissionais. Porém, com a chegada de Jorge Sampaoli, a média de minutos do jogador diminuiu bastante.

Comparando a Vítor Pereira, o último treinador, a queda foi de 60%. O português comandou 18 jogos e utilizou França em 14, sendo cinco como titular. A média é de 43 minutos em campo por jogo. Neste período, o jovem marcou um gol.

Com Sampaoli, os números são bem diferentes. O argentino já comandou cinco partidas pelo Flamengo e o atacante de 19 anos participou de apenas três. Todas saindo do banco de reservas. Foram apenas 51 minutos em campo, com média de 17 minutos por partida.

Matheus França

Sampaoli (5 jogos até aqui) Vítor Pereira (18 jogos) Dorival Júnior (43 jogos)
3 jogos 14 jogos 18 jogos
51 minutos em campo 601 minutos em campo 765 minutos em campo
média de 17 min por jogo média de 43 min por jogo média de 43 min por jogo
0 gols 1 gol 5 gols

França passou também por Dorival Júnior, participando de 18 dos 43 jogos que o treinador comandou em seis meses de Flamengo . A média de minutos, porém, é igual a de Vítor Pereira: 43 minutos por partidas. Foram cinco gols em 765 minutos em 2022. Os dados foram são do Espião Estatísticos e contabilizam os acréscimos das partidas.

Confiança de Sampaoli

Apesar da boa média com Vítor Pereira, o caminho de França não foi tão fácil com o treinador. As oportunidades vieram após as conversas se tornarem rotineiras nos treinamentos para que o jogador evoluísse com as ações sem a bola. A mentalidade e a mudança de postura fizeram o jovem ser elogiado pelo treinador.

O caminho parece ser parecido com Sampaoli. Mas não só para França. O treinador argentino, que comandou apenas cinco jogos, vem trabalhando com cautela com os jovens da base. Wesley é quem recebeu mais chances - já que o setor vive um dilema com as lesões de Varela e Matheuzinho.

Matheus França Flamengo Aucas — Foto: Rodrigo Buendía/AFP
1 de 1 Matheus França Flamengo Aucas — Foto: Rodrigo Buendía/AFP

Matheus França Flamengo Aucas — Foto: Rodrigo Buendía/AFP

Matheus Gonçalves, que também tinha oportundidade com Vítor Pereira, atuou apenas na goleada contra o Maringá, cerca de 15 minutos em campo. Victor Hugo saiu do banco em dois jogos com o Sampaoli e soma quase 40 minutos contra Maringá e Botafogo.

Polivalente, França tem os treinamentos para conquistar a confiança de Sampaoli e ressurgir como as principais alternativas do Flamengo . O jovem se sente à vontade jogando como 10, posição de ofício, mas já atuou como 8, extremo e até falso 9. Com VP, o jogador foi parar até na lateral direita.

Matheus França tem vínculo com o Flamengo até o dezembro de 2027, com direito a aumento salarial significativo para a promessa. A multa rescisória para o exterior está na casa dos 200 milhões de euros, o equivalente a R$ 1,08 bilhão.

Crystal Palace de olho

Na estreia de Sampaoli, França entrou por 6 minutos 24 segundos contra o Ñublense, no Maracanã. Foi pouco tempo em campo, mas com olhares bem direcionados das arquibancadas. O jovem foi observado de perto por um representante do Crystal Palace.

Ainda não há proposta e nem negociação oficial com o Flamengo . Mas a Eagle Holdings, do empresário John Textor, é vista como boa entrada para o meia de 18 anos no futebol europeu. A empresa tem participação no Palace e controla o Lyon, além do rival Botafogo. Há expectativa por uma proposta oficial.

Textor sabe que uma transferência para o rival não será aceita. A intenção, caso haja negócio, será levá-lo à Europa. O empresário americano é encantado pelo meia desde o ano passado e chegou a vê-lo em ação pelo sub-20, na Gávea.

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte