Mauro: "Rogério fez coisas boas, mas tem que corrigir problemas crônicos"

Em apenas uma semana desde sua chegada ao Flamengo , Rogério Ceni teve seu time eliminado da Copa do Brasil no confronto com o São Paulo pelas quartas de final, na última quarta-feira, e nos três jogos sob seu comando, o time rubro-negro ainda não conseguiu uma vitória, além de demonstrar problemas que já haviam causado a queda do antecessor Domènec Torrent. O time volta a campo amanhã pelo Brasileirão contra o Coritiba e tem na terça-feira mais um confronto decisivo na Libertadores, contra o Racing, na Argentina.

No podcast Posse de Bola #75 , Mauro Cezar Pereira afirma que já foi possível ver aspectos positivos do time com Rogério mesmo na derrota para o São Paulo, mas há problemas que o treinador precisará corrigir para recolocar o Flamengo nos trilhos, principalmente em relação ao sistema defensivo.

"O Flamengo fez um primeiro tempo estrategicamente muito legal, e a estratégia do Rogério foi muito boa. O São Paulo não estava jogando, o Fernando Diniz estava muito incomodado à beira do campo porque o São Paulo não conseguia sair jogando. Eles estavam sempre pressionados, o Flamengo não pressionava ferozmente a saída de bola, mas interceptava todas as opções de passe e isso foi muito bem encaixado, muito bem preparado. Então por que não venceu o jogo? Porque o Flamengo voltou a ser arame liso, esse é o problema que o Rogério tem que resolver", analisa Mauro.

O jornalista explica o uso do termo arame liso, creditado a André Rocha, colunista do UOL, pelo fato de o time cercar, pressionar, mas não conseguir agredir o adversário ofensivamente, além de criticar as falhas defensivas que culminaram nos dois primeiros gols do São Paulo no Morumbi contra o Flamengo.

"No segundo tempo, o jogo se define em 11 minutos por conta dos gravíssimos problemas defensivos do time do Flamengo independentemente da escalação. Isso desmoronou no período Domènec Torrent de fato, piorou muito, mas muito mesmo, os placares mostram isso e o comportamento dos jogadores, não importa a zaga que seja escalada, o risco sempre é muito grande, diz Mauro Cezar.

"Acho que o Rogério conseguiu fazer coisas boas, mas ele tem que corrigir problemas crônicos, especialmente a defesa, a tendência é até de melhorar com a volta do Filipe Luís, o Rodrigo Caio mais adiante, até pelo comando que tem ali da defesa. Por exemplo, no primeiro gol quem dá condição? É o Renê. Quem comanda a saída da defesa para deixar o cara em impedimento? É o Thuler, o Léo Pereira, o próprio Renê? Claro que não, não tem ninguém", completa.

O jornalista afirma que o sistema defensivo do Flamengo piorou na transição do trabalho do português Jorge Jesus para o catalão Domènec Torrent, o que Rogério precisará corrigir para ter êxito no comando do clube rubro-negro.

"Teve coisas interessantes sim no trabalho do Rogério nos dois jogos contra o São Paulo, agora, é uma semana de trabalho, é muito pouco, então vai ser preciso um pouco mais de tempo para que ele possa realmente arrumar", diz Mauro Cezar.

O time precisa ser corrigido e o Dome eu acho que deixou um time que criava mais situações até do que criou nesses jogos, especialmente o jogo do Morumbi, mas um time muito desorganizado defensivamente, o Flamengo perdeu praticamente tudo ali e isso não é uma questão de nomes apenas, é uma questão da maneira que o time joga, exposição excessiva, posicionamento dos jogadores, as reações em campo", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter). A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts.

Você pode ouvir o Posse de Bola em seu tocador favorito, quando quiser e na hora que quiser. O Posse de Bola está disponível no Spotify e na Apple Podcasts , no Google Podcasts e no Castbox . Basta buscar o nome do programa e dar play no episódio desejado. No caso do Posse de Bola, é possível ainda ouvir via página oficial do UOL e YouTube do UOL . Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts .

Fonte: Uol