Matheus França e Gonçalves, do Flamengo, viram figurinhas digitais e oferecem experiências; entenda o NFT

O Flamengo coleciona jogadores com nome Matheus em seu elenco, e os dois de maior destaque no momento sem dúvidas são os meias de sobrenome França e Gonçalves. Duas das principais joias da base rubro-negra, eles também poderão ser colecionados de forma virtual por fãs. A dupla entrou no mercado de NFTs (em tradução livre "Token não-fungível").

Matheus França, de 18 anos, e Matheus Gonçalves, de 17, entraram no projeto Rough Diamonds, da empresa Tero Labs. Endrick, já vendido ao Real Madrid e grande revelação do Palmeiras nos últimos anos, é o principal nome na plataforma até o momento.

As figurinhas são divididas em quatro categorias: lendária, épica, rara e comum . As comuns de Matheus França serão lançadas hoje no site gotas sociais ( clique aqui ) às 20h e ficarão disponíveis aos torcedores para download gratuito. Em relação aos outros três tipos, há precificação variável.

As figurinhas digitais das categorias lendária , épica e rara são distribuídas em formato 3D. As comuns, que são gratuitas, não se movem.

Cada atleta totaliza 1.111 figurinhas, duas lendárias , 29 épicas , 70 raras e 1.010 comuns . Dentre as duas lendárias, uma é do jogador e a outra é colocada à venda. Em leilão, uma das duas de Matheus França foi arrematada por R$ 1.300.

Os jogadores que participam do programa têm direito a 50% de toda a receita gerada com a venda de suas figurinhas digitais. A relação é somente entre empresa e atletas, não há repasse aos clubes.
Matheus França e Matheus Gonçalves, do Flamengo, viraram figurinhas digitais — Foto: Divulgação
1 de 6 Matheus França e Matheus Gonçalves, do Flamengo, viraram figurinhas digitais — Foto: Divulgação

Matheus França e Matheus Gonçalves, do Flamengo, viraram figurinhas digitais — Foto: Divulgação

E quais são os prêmios dos portadores das NFTs?

O portador de uma NFT pode conseguir recompensas de acordo com o desempenho do jogador. Gols, vitórias, títulos, partidas sem ser vazado (exclusivo para goleiros e zagueiros) e participação em finais geram pontos para o fã que comprou a figurinha digital . Entre os prêmios estão materiais de jogo, experiências como participação em live e encontro presencial, entre outras coisas.

No regulamento elaborado pela Rough Diamonds, da Tero Labs, há quatro diferentes níveis de pontuação. No tier 1, estão incluídas partidas de Copa do Mundo, Mundial de Clubes e Libertadores. No 2, Brasileiro, Copa do Brasil e Supercopa do Brasil. No 3, Recopa Sul-Americana, Sul-Americana e torneios de seleção de base. No 4, estão os estaduais, a Copa São Paulo de Futebol Júnior e competições nacionais de base.

Confira a tabela abaixo (a Supercopa do Brasil pulou para o tier 2 )

Supercopa do Brasil agora faz parte do tier 2 proposta pela Rough Diamonds — Foto: Divulgação
2 de 6 Supercopa do Brasil agora faz parte do tier 2 proposta pela Rough Diamonds — Foto: Divulgação

Supercopa do Brasil agora faz parte do tier 2 proposta pela Rough Diamonds — Foto: Divulgação

Se Matheus França, por exemplo, marcar dois gols em uma vitória do Flamengo pela Copa Libertadores, o portador da figurinha lendária do jovem rubro-negro faz 6200 pontos (5600 dos gols, 600 da vitória). Se o fã tiver uma figurinha rara , o prêmio é de 135 pontos.

No programa, é possível resgatar uma camisa oficial autografada por França com 30.000 pontos acumulados. Já a chuteira do primeiro gol de Matheus Gonçalves entre os profissionais, marcado contra o Resende, no dia 18 de fevereiro, sai por 70.000 pontos.

Camisa de Matheus França é resgatada com 30.000 pontos — Foto: Divulgação
3 de 6 Camisa de Matheus França é resgatada com 30.000 pontos — Foto: Divulgação

Camisa de Matheus França é resgatada com 30.000 pontos — Foto: Divulgação

Chuteira de Matheus Gonçalves pode ser resgatada com 70.000 pontos — Foto: Divulgação
4 de 6 Chuteira de Matheus Gonçalves pode ser resgatada com 70.000 pontos — Foto: Divulgação

Chuteira de Matheus Gonçalves pode ser resgatada com 70.000 pontos — Foto: Divulgação

Na última quarta-feira, pelo Brasileiro Sub-20, Matheus Gonçalves fez um golaço na vitória por 4 a 3 sobre o Bragantino. A competição está inserida no tier 4. O portador da figurinha épica de Gonçalves ganharia 70 pontos.

Figurinha épica de Matheus Gonçalves — Foto: Divulgação
5 de 6 Figurinha épica de Matheus Gonçalves — Foto: Divulgação

Figurinha épica de Matheus Gonçalves — Foto: Divulgação

Golaço de Matheus Gonçalves valeu 700 pontos para portador de figurinha lendária dele — Foto: Divulgação
6 de 6 Golaço de Matheus Gonçalves valeu 700 pontos para portador de figurinha lendária dele — Foto: Divulgação

Golaço de Matheus Gonçalves valeu 700 pontos para portador de figurinha lendária dele — Foto: Divulgação

O que é NFT?

"Non-fungible Token" (em tradução livre "Token não-fungível") é uma espécie de documento digital em que o comprador passa a ter exclusividade sobre o bem digital. No caso da venda do NFT de Matheus Gonçalves, o comprador é proprietário de uma "figurinha" oficialmente reconhecida pelo jogador, com direito a assinatura e um termo que comprova a originalidade da peça única.

Esse comprador pode vendê-la posteriormente. Todos os NFTs comercializáveis (lendário, épico e raro) foram registrados com tecnologia blockchain , que consiste em uma sequência de dados totalmente “imutáveis" e 100% transparente, como as criptomoedas, por exemplo, não podendo ser reproduzidos.

- É algo novo. Estamos acostumado a ir na banca de jornal e comprar pacotes de figurinhas e colar no álbum. Quando a gente digitaliza isso e traz benefícios como pontos é uma coisa nova. É algo que a gente não vê como não evoluir em cinco a 10 anos. Vai ser algo muito natural colecionar ativos digitais, principalmente por conta dessa tecnologia "blockchain", que permite com que a gente crie esse tipo de escassez digital e permite essa troca entre pessoas.

- Você sabe de onde veio, qual preço que foi pago e todos esses benefícios. No fim do dia, é uma figurinha digitalizada do jogador e que permite experiências e itens do atleta. Tem uma solidez e uma infraestrutura bastante robusta para permitir essa inovação - explicou Bruno Pessoa, fundador da Tero Labs e do projeto Rough Diamonds.

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte