Luiz Araújo ganha espaço no Flamengo e vira atalho para Sampaoli montar ataque que sempre utilizou

Contratação mais cara do Flamengo na última janela - custou R$ 48 milhões -, Luiz Araújo entrou de vez na briga pela titularidade no time de Jorge Sampaoli. No último treinamento anterior ao duelo com Internacional, que será disputado neste sábado, às 18h30, no Maracanã, fez parte da equipe que foi montada pelo argentino em trabalho de bola parada.

Se não mudar nada na preleção, Luiz Araújo será titular pela terceira vez desde que chegou ao Flamengo , em julho. Mas a ascensão ao time principal se dá no momento em que tem sua maior sequência no clube. Participou dos últimos cinco jogos e foi bem nos quatro em que deixou o banco, contra Olimpia (1x3), São Paulo (1x1), Grêmio (1x0) e Coritiba (3x2).

Até mesmo no vexame diante do Cuiabá, em que atuou os 90 minutos, salvou-se e terminou como o melhor.

Luiz Araújo em Flamengo x Athletico-PR — Foto: Divulgação

Luiz facilita montagem de ataque preferida de Sampaoli

Com o bom momento vivido, Luiz Araújo pinta como um atalho para Jorge Sampaoli montar o estilo de ataque que sempre adotou em suas equipes, com dois pontas abertos e um homem mais centralizado que também se movimenta. Assim é a configuração preferida do argentino, que ganhou notoriedade dessa forma na Universidad de Chile, em 2011, e repetiu no Brasil, na Europa e nas seleções do Chile e da Argentina.

Sampaoli tentou uma trinca com Luiz Araújo no primeiro jogo do atleta como titular do Flamengo , no empate por 1 a 1 com o Palmeiras, em 8 de julho. Na ocasião, Luiz jogou aberto pela direita, Cebolinha estava no outro lado, e Pedro ficou como a referência do ataque. No jogo em questão, não funcionou, e os três foram substituídos.

A suspensão de Gerson, que em algumas partidas tem atuado mais aberto quase que como um ponta, dá brecha para a formação preferida de Sampaoli. A volta do Coringa, jogador de confiança do argentino, na rodada seguinte não inviabiliza um trio ofensivo. O meio-campista voltaria a ser volante e faria o setor ao lado de outro homem de contenção e um mais criativo.

No treino de sexta, o meio-campo foi formado por Erick Pulgar, Thiago Maia e Arrascaeta.

Adaptado aos olhos da comissão

Jorge Sampaoli tinha certeza que Luiz Araújo cresceria conforme fosse se readaptando ao futebol brasileiro e também à estrutura de jogo à qual o Flamengo estava acostumado.

No entendimento de Sampaoli e seus pares, o tempo de reambientação já foi superado, e Luiz Araújo encontra-se completamente integrado ao grupo, sistema tático e ao futebol brasileiro.

Luiz é visto como um jogador que pode dar velocidade e dinâmica para transições, contra-ataques e o famoso jogo de "ida e volta", tão citado por Sampaoli. Nas últimas partidas é ele que tem mudado a cara do Flamengo , seja com verticalidade e finalizações de fora da área, seja com o bom poder de recomposição.

A chance que pode mudar o patamar de Luiz Araújo no Flamengo será dada neste sábado, às 18h30, contra o Inter de Porto Alegre, no Maracanã, pela 21ª rodada do Brasileiro.

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte