O Flamengo encara o Racing nesta quinta-feira (4), às 19h (de Brasília), com transmissão pela ESPN no Star+ , buscando a liderança do grupo A da CONMEBOL Libertadores .
Se o Rubro-Negro quer virar a chave após a derrota para o Botafogo , o Racing também tem o mesmo pensamento, já que possui cinco derrotas consecutivas no Campeonato Argentino .
Pensando nisso, o ESPN.com.br foi atrás das informações de La Academia . Como está a equipe? Quais os pontos fortes que o Flamengo deve se atentar? Quais as debilidades que a equipe de Sampaoli pode explorar?
'Pior momento do ciclo de Fernando Gago'
Para Damian Didonato, da ESPN Argentina , o Racing chega no pior momento do ciclo de Fernando Gago, técnico do clube desde outubro de 2021. Em termos de desempenho, o clube de Avellaneda conseguiu duas vitórias sem apresentar um bom futebol, com deficiências defensivas claras.
Dessa forma, para Didonato, o Flamengo pode aproveitar os espaços nas costas dados pelos laterais Facundo Mura e Gabriel Rojas. Por outro lado, Jorge Sampaoli deve estar atento a Matías Rojas, principal destaque do futebol argentino em 2023 e na mira do Botafogo .
Veja abaixo a análise:
O Racing Club chega à partida decisiva da CONMEBOL Libertadores contra o Flamengo no pior momento do ciclo de Fernando Gago como técnico, iniciado em outubro de 2021. No Campeonato Argentino, são cinco jogos sem vencer, com quatro derrotas e um empate. Além dos maus resultados, a equipe não apresenta respostas futebolísticas nem coletiva, nem individualmente.
Na Libertadores, que agora se tornou o principal objetivo da equipe, as duas vitórias contra Ñublense e Aucas a mantêm na liderança, mas o desempenho também não foi bom. O Racing apresentou desequilíbrios defensivos, onde voltará a sofrer uma perda significativa, já que Gonzalo Piovi não poderá jogar devido a lesão. O Flamengo também pode atacar pelas costas dos laterais Facundo Mura e Gabriel Rojas, que são rápidos no ataque, mas têm dificuldades para recuar.
No centro de campo, Aníbal Moreno está longe do nível apresentado no ano passado e que afetou o funcionamento geral da equipe. Além disso, Juan Nardoni ainda não se firmou e Nicolás Oroz, que poderia jogar no lugar de Jonathan Gómez, também não ofereceu soluções. No ataque, Matías Rojas, o melhor jogador do ano, vem de várias exibições preocupantes, mas é a esperança por conta de sua pegada e inteligência. Ele é acompanhado por Gabriel Hauche e Paolo Guerrero, que não teve os minutos que esperava, mas pode entrar devido ao baixo nível de Maxi Romero.
'Longe do nível e da identidade de jogo de 2022'
Para Nicolás Baier, também da ESPN Argentina , o Racing está longe de repetir as atuações de 2022, que valeram para conseguir o vice do Campeonato Argentino.
Na atual temporada, a equipe treinada por Fernando Gago perdeu a identidade construída, muito por conta das lesões de peças importantes como Leonel Miranda, Emiliano Vecchio e Johan Carbonero.
Veja abaixo a análise:
O Racing conquistou um dos últimos 15 pontos no torneio local (4 derrotas e o empate por 1 a 1 no clássico contra o Independiente). Muito longe do nível e da identidade de jogo do ano passado. Perdeu figuras como Eugenio Mena, Carlos Alcaraz e Enzo Copetti e não os substituiu com a mesma hierarquia. Nos últimos jogos perdeu a força que tinha em casa.
Contra o Flamengo não terá Gonzalo Piovi e Jonatan Gómez, lesionados na partida contra o Boca Juniors . Também não estará presente o castigado Maxi Moralez, que não é tão tido em conta.
Há outras ausências, como Leonel Miranda e Emiliano Vecchio, que sofreram graves lesões ainda em 2022. Em 2023 também perdeu Johan Carbonero. Suas figuras atuais é Matías Rojas e Anibal Moreno, peças-chave no meio-campo.
Por outro lado há dúvidas na defesa. Há uma rotação de nomes e possibilidade de jogar com quatro zagueiros ou com três zagueiros e laterais fazendo as alas.
Quanto a Paolo Guerrero, o peruano ganhou mais minutos depois de ter jogado apenas 15 minutos contra o Independiente. O dono da posição costuma ser Maxi Romero, ex- Vélez e PSV .
Guerrero insatisfeito com poucos minutos
Sem uma sequência, Guerrero não escondeu a insatisfação sobre atuar pouco. "Todos querem jogar os clássicos, não querem jogar 10 ou 15 minutos. Estou tranquilo, seguirei trabalhando que isso vai melhorar. Não tenho mais o que dizer. Da minha parte me mantenho tranquilo e continuo trabalhando".
Depois disso, ele ganhou mais minutos após ter jogado apenas 15 no clássico contra o Independiente. A tendência é que o centroavante, que foi titular contra Aucas e Tucumán e sem atuar contra o Boca Juniors, comece no banco.
Além disso, o clube de Avellaneda possui dúvidas quanto à formação, podendo ir a campo com quatro jogadores atrás ou até mesmo com três zagueiros, fazendo os laterais atuarem como alas.
Onde assistir Racing x Flamengo?
Racing e Flamengo se enfrentam nesta quinta-feira (4), ás 19h (de Brasília), pela CONMEBOL Libertadores. A partida terá transmissão ao vivo pela ESPN no Star+ .
Próximos jogos do Flamengo
-
Racing (F): quinta-feira (04/05), 19h (de Brasília) - CONMEBOL Libertadores
-
Athletico-PR (F): 07/05, 16h (de Brasília) - Brasileirão