Não é só a América do Sul que está na expectativa para a final da Copa Libertadores . Um dia antes da decisão entre Flamengo e River Plate, o jornal inglês The Guardian destacou o confronto que será realizado neste sábado (23), em Lima, no Peru.

Para a publicação, uma das principais da Inglaterra, a partida deste fim de semana, apesar de todos os imprevistos que levaram à mudança do palco da final, pode dar reconhecimento mundial para a competição. Vale lembrar que esta será a primeira vez a que Libertadores será decidida em jogo único.

"A partida de sábado foi apelidada de 'Final Única' e isso certamente é verdade para tudo o que aconteceu nos últimos meses. O que é mais previsível são as próprias equipes: campeões do ano passado contra um gigante brasileiro, que está florescendo financeiramente", disse o jornal.

"A força de ambas as equipes significa que essa partida pode se tornar um clássico instantâneo e dar ao torneio o reconhecimento global que a Conmebol anseia. Mas, em última análise, será sempre o futebol sul-americano e imprevisível como sua casa", acrescentou.

Antes de Lima ser escolhida para sediar a partida, a Conmebol teve semanas de indecisão por conta da situação no Chile. Inicialmente, o jogo seria disputado em Santiago, mas a onda de manifestações no país acabou forçando a mudança no planejamento.

Foi a segunda vez em dois anos consecutivos que a Conmebol se viu obrigada a mudar o local da partida. Em 2018, o segundo jogo da decisão acabou transferida para Madri após os ataques ao ônibus do Boca Juniors.

Mesmo com os contratempos, a final da Libertadores tem atraído os holofotes fora do continente. Tanto é que emissora BBC vai transmitir a partida ao vivo para a Inglaterra.