A contratação mais cara da história do Atlético de Madrid, João Félix, desempenhou um papel indireto significativo ao convencer Jorge Mendes a avançar com o agenciamento da carreira de treinador de Filipe Luís, do Flamengo. Curiosamente, os dois não tiveram a oportunidade de trabalhar juntos durante a trajetória de Félix como jogador.
Recentemente, a ESPN apurou que o renomado agente português, que já cuidou de estrelas como Cristiano Ronaldo e atualmente está ao lado de José Mourinho e Lamine Yamal, decidiu apostar no ex-lateral-esquerdo após longas discussões sobre o futuro do atacante português, que agora defende as cores do Al Nassr, na Arábia Saudita. No início deste ano, Mendes teve conversas com diversos profissionais do futebol na Espanha e em Portugal, onde abordou a trajetória midiática de altos e baixos de Félix, que, na época, estava emprestado pelo Chelsea ao Milan.
Durante essas conversas, Mendes reconheceu que a transferência de João Félix do Benfica para o Atlético de Madrid, em 2019, por mais de 120 milhões de euros (equivalente a R$ 543 milhões na época), não foi a melhor decisão. Ele destacou a abordagem "defensiva e resultadista" do técnico argentino Diego Simeone em relação ao futebol. Entre desabafos e conselhos, o agente ouviu que Félix poderia ter seguido um caminho diferente com a camisa dos colchoneros, caso a equipe espanhola tivesse um treinador com um "perfil mais equilibrado e olhar ofensivo", como Pep Guardiola ou Jorge Jesus.
O Surgimento de Filipe Luís como Treinador
Quando o nome de Jorge Jesus foi mencionado, alguns próximos a Mendes ressaltaram a crescente figura de Filipe Luís no Brasil. O ex-lateral, que teve uma carreira de destaque sob a orientação de Jorge Jesus e Diego Simeone, chamou a atenção do agente. Após consultas no mercado e avaliações internas na Gestifute, Mendes decidiu, ainda no primeiro semestre, buscar o jovem técnico do Flamengo, que tem apenas 40 anos.
Na visão de Mendes, Filipe Luís possui as características ideais para ter sucesso na Europa, especialmente no Atlético de Madrid, onde ambos mantêm uma excelente relação com o presidente Enrique Cerezo. Mendes, que nunca havia agenciado um treinador brasileiro, acredita que o ex-lateral pode brilhar novamente no Velho Continente, em um período de três a cinco anos. Até lá, ele vê com bons olhos a continuidade do trabalho de sucesso de Filipe Luís no Flamengo.
Renovação de Contrato em Andamento
Para garantir essa continuidade, Mendes tem liderado pessoalmente o processo de renovação de contrato do novo cliente. Recentemente, o diretor de futebol do Flamengo, José Boto, esteve em Portugal e aproveitou a viagem para discutir o futuro de Filipe Luís. Ele teve uma reunião otimista em Lisboa com Jorge Mendes, onde alinhou alguns termos do iminente novo acordo, incluindo valores e duração do vínculo.
Próximos Desafios do Flamengo
O Flamengo se prepara para enfrentar desafios importantes nas próximas semanas. Os próximos jogos da equipe são:
- Estudiantes (F): 25/9, 21h30 (de Brasília) - CONMEBOL Libertadores
- Corinthians (F): 28/9, 20h30 (de Brasília) - Brasileirão
- Cruzeiro (C): 2/10, 20h30 (de Brasília) - Brasileirão
Esses confrontos prometem ser cruciais para a continuidade do sucesso do Flamengo e, possivelmente, para o futuro de Filipe Luís como treinador.