Início do ano terá Flamengo itinerante; logística, Orlando e recuperação do Maraca são os motivos

O mês de janeiro do Flamengo será marcado por viagens. Seja para pré-temporada no Estados Unidos ou simplesmente para a disputa do Carioca. Logística, fechamento do Maracanã e mando de campo motivarão esse início de ano itinerante.

A programação prevê a utilização do elenco principal já estreia do Carioca contra o Audax, dia 17, em Manaus, antes de seguir viagem para Orlando, local onde será feita a pré-temporada e o amistoso contra o Orlando City, marcado para dia 27. O Flamengo volta dos Estados Unidos dia 30 direto para Belém, onde jogará contra o Sampaio Corrêa pela quinta rodada.

Enquanto o time principal fica nos Estados Unidos, o Flamengo será representado pelo time sub-20 na segunda, terceira e quarta rodadas da competição. A partida contra o Volta Redonda, em que o Rubro-Negro será mandante, tem a possibilidade de ser adiada. Isso porque o Maracanã estará fechado para recuperação do gramado.

Arrascaeta desembarcando em viagem pelo Flamengo — Foto: Divulgação / Flamengo

A partida contra o Nova Iguaçu, válida pela segunda rodada, em que o Flamengo é visitante, está em negociação para acontecer fora do Rio de Janeiro. O martelo será batido pelo Nova Iguaçu, mas o Rubro-Negro deu o ok e expôs o desejo de jogar no Nordeste. Natal e Paraíba são algumas das opções.

Time sub-20 e jogadores da Copinha

O elenco principal do Flamengo se apresenta dia 08 de janeiro e se prepara para o jogo dia 17. Os Garotos do Ninho estreiam na Copinha dia 05 de janeiro e possuem outros dois compromissos pela primeira fase: dia 08 e dia 11. Alguns jovens retornarão de São Paulo e ficarão à disposição do profissional.

O zagueiro Diegão e o atacante Werton são alguns nomes que estão na lista para disputa da Copa São Paulo e depois ficarão à disposição do elenco para o Carioca. O goleiro Dyogo Alves, o meia Evertton e os zagueiros Cleiton e Gabriel Noga, por sua vez, ficam no Ninho e treinam focados na disputa do estadual. Mário Jorge, técnico do sub-20, é quem comandará a garotada.

Marcos Braz, Bruno Spindel e Mário Jorge em treino do Flamengo em Atibaia — Foto: Marcelo Cortes/Flamengo

O volante Igor Jesus, que ficou à disposição do profissional ao longo de quase toda temporada, passou por uma cirurgia no menisco e tem mais quatro semanas de recuperação. A expectativa é tê-lo à disposição no Carioca.

A listagem de jogadores que viajarão para a pré-temporada em Orlando será definida por Tite junto ao departamento de futebol. Há a possibilidade de que peças pouco aproveitadas fiquem no Rio para reforçar o time na disputa pelo estadual.

Maracanã fechado em janeiro

O estádio receberá dois shows ainda no mês de dezembro: Paul McCartney dia 16 e Ivete Sangalo dia 20. Pouco depois, receberá o tradicional Jogo das Estrelas, organizado por Zico, no dia 27. Desta forma, o gramado só poderá ser trabalhado a partir do dia 28.

Gramado do Maracanã antes de Brasil x Argentina — Foto: Reprodução

O gramado foi avaliado em boas condições na reta final da temporada . Teve uma preparação especial para a final da Libertadores o que ajudou na recuperação. Assim, precisará apenas de um leve trabalho de recuperação para a próxima temporada.

A previsão para esse tipo de revitalização é de cerca de 35 dias. Não será necessário a troca de grama, mas será feita uma raspagem para fortalecer o crescimento de folhas novas. Como o processo demanda um pouco de tempo, o Maracanã ficará fechado durante todo o mês de janeiro.

A programação inicial é que o estádio seja reaberto na primeira semana de fevereiro. A sexta rodada está prevista para os dias 3 e 4. O clássico entre Vasco x Flamengo pode ser o primeiro jogo do Maracanã na temporada de 2024. Caso o Vasco opte mandar o jogo no estádio.

Se o Vasco não o fizer, o duelo entre Flamengo e Botafogo, pela sétima rodada, deve marcar a primeira partida do Maracanã em 2024. Este clássico está agendado para 7 ou 8 de fevereiro.

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte