Ídolos do passado comparam Flamengo de Filipe Luís ao da década de 80: "Estou virando fã"

publicidade

De lateral a técnico admirado? Invicto há 24 jogos e com apenas uma derrota em seis meses, Filipe Luís acumula três títulos pelo Flamengo e tem agradado. O modelo de jogo do treinador caiu no gosto do torcedor, mas também é visto com entusiasmo por ídolos rubro-negros do passado.

José Boto e Filipe Luís com a medalha de campeão Carioca pelo Flamengo — Foto: Adriano Fontes / Flamengo

Campeão mundial como jogador em 1981 e técnico na conquista do Brasileiro de 2009, Andrade comparou o atual time do Flamengo ao da geração vitoriosa da década de 80, especialmente pela semelhança no estilo de jogo.

- Esse Flamengo é o time dos sonhos de todos os torcedores, há muitos anos que ninguém via o Flamengo jogando dessa forma. Jogando sempre no campo do adversário, como jogou a vida toda, nos anos 80 nós já jogávamos dessa forma – afirma Andrade .

- É um time que não joga atrás, sempre procurando agredir o adversário. Esse é o Flamengo que a torcida gosta. Um time que joga para frente. Ele sabe que vai ter um momento de certa dificuldade, o que é normal dentro do futebol, mas boa parte do tempo ele impõe o seu ritmo. Isso que o torcedor quer ver - analisou o ex-jogador.

O início da década de 1980 marcou um dos períodos mais vitoriosos do Flamengo . Com um esquadrão lendário formado por jogadores como Zico, Nunes, Andrade, Júnior, Adílio, Mozer e vários outros craques, o clube foi tricampeão brasileiro (1980, 1982 e 1983) e em 1981 também conquistou o Carioca, a Libertadores e o Mundial de Clubes.

Flamengo campeão mundial de 1981 — Foto: Reprodução

Filipe Luís assumiu a equipe profissional do Flamengo em outubro do ano passado e, até agora, conquistou o Carioca, a Supercopa Rei e a Copa do Brasil – lembrando que estes dois últimos ainda não existiam na década de 80. Apesar de o trabalho do técnico ainda estar no início, Andrade não foi o único a enxergar os traços da “velha guarda” no atual elenco.

O ex-atacante Júlio César “Uri Geller”, tricampeão carioca e campeão Brasileiro em 1980, afirma que tem se emocionado com a postura do time nos últimos jogos.

- Eu estou vendo um Flamengo da minha época, um Flamengo que ataca, que vai para dentro da área, que pisa na área. Jogadores que encaram, não ficam tocando bolinha para o lado, eles vão para dentro. É um Flamengo que está me emocionando muito - disse Uri Geller.

Filipe Luís e Jorge Jesus no Ninho do Urubu — Foto: Alexandre Vidal / Flamengo

Parte do time campeão de Jorge Jesus em 2019, ainda como lateral-esquerdo, Filipe Luís sempre falou de sua inspiração no trabalho do técnico português. Mas para o ex-zagueiro Mozer, tricampeão brasileiro pelo Flamengo (1980, 1982 e 1983), o trabalho dos dois é completamente diferente.

De acordo com Mozer, ainda que ambos tenham a mesma ambição em vencer partidas, Jorge Jesus tinha um estilo de jogo mais retilíneo e agudo, enquanto Filipe Luís trabalha mais em posse de bola com reação após a perda. E apesar de admirar os dois, ele não esconde a sua preferência pelo atual treinador, principalmente pela familiaridade com o seu passado vitorioso.

- Eu gosto do trabalho do Filipe porque fui criado aqui no clube e jogávamos assim no passado, e o Flamengo está começando a ter esse modelo de jogo de volta, com muita dinâmica da equipe, reação após a perda e muita cumplicidade na hora de recuperar a bola. Nós vimos agora no Fla-Flu, eram dois jogadores contra um do Fluminense para poder recuperar a bola. Tivemos um grande êxito na recuperação da bola para poder organizar o jogo ofensivamente, e eu estou gostando bastante. Estou virando fã do Filipe.

Para Mozer, ver a qualidade de jogo deste Flamengo foi surpreendente. Ele aponta que Filipe Luís sempre foi um jogador exemplar dentro de campo, mas reitera que ficou surpreso ao ver a capacidade de liderança e o quanto os jogadores seguem à risca o modelo de jogo do treinador.

- Ele está tendo um resultado bastante positivo. A nossa esperança é que ele perdure dentro do seio do nosso clube para poder chegar a muito mais conquistas do que esperamos aí pela frente.

Uri Geller também destaca que, no início, ficou um pouco preocupado por Filipe já ter atuado com a maioria dos jogadores do elenco, mas admira ver o respeito que os atletas têm por ele.

Já para o ex lateral-direito Léo Moura, que conquistou o Brasileirão de 2009 e as Copas do Brasil de 2006 e 2013 pelo Flamengo , a opção por Filipe Luís como treinador do time profissional foi acertada.

- Até agora é nota 10. O Flamengo está muito bem, o Filipe está mostrando que vai ser um dos grandes treinadores do futebol. Acho que o elenco do Flamengo tem noção disso. E ele tem o elenco na mão, jogou com a maioria deles e agora como treinador está fazendo esse time andar. Tem tudo para ganhar muitos títulos.

O ex-volante Andrade concorda e completa:

- Ele joga para frente, não tem medo de perder, e o treinador do Flamengo tem que ser dessa forma, não pode ser de forma diferente. E ele caiu na graça da torcida por mérito dele.

Arrascaeta em Flamengo x Maricá — Foto: André Durão

Não foi somente Filipe Luís que recebeu elogios dos ídolos do passado. O atual elenco rubro-negro também tem encantado os ex-jogadores do clube.

- É um elenco de alto nível. É possível até se dar ao luxo de tirar o Arrascaeta, o Gerson, por outros jogadores e manter o time ainda em um nível muito alto – afirma Andrade.

Uri Geller vai além. Para ele, assim como na geração de 80, este elenco é recheado de camisas 10:

- Léo Ortiz é um zagueiro que joga com a 10. O Gerson joga de segundo volante, mas é um 10. Arrascaeta não precisa nem falar. Alex Sandro, da forma como ele domina a bola com a canhotinha, ele é 10 também. Para mim, ele não é lateral, mas joga por ali e é um belo de um jogador. Luiz Araújo que impõe muita velocidade, e até o Pulgar. Quando você tem uma zaga que sai jogando com essa qualidade, laterais, meias e, inclusive, atacantes que podem vir para dentro jogar de 10, isso desequilibra muito.

*Estagiária sob supervisão de Marcelo Baltar

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte

Últimas Notícias

Quem são os garotos inscritos pelo Flamengo na Libertadores? Conheça as novidades da lista

Quem são os garotos inscritos pelo Flamengo na Libertadores? Conheça as novidades da lista

Depois de estrear no Campeonato Brasileiro, o Flamengo inicia sua caminhada em busca do tetra da Libertadores nesta quinta-feira, às 21h30 (de Brasília), contra o Deportivo...

Deportivo Táchira x Flamengo: onde assistir ao vivo, horário, palpites e prováveis escalações do jogo da Libertadores

Deportivo Táchira x Flamengo: onde assistir ao vivo, horário, palpites e prováveis escalações do jogo da Libertadores

Nesta quinta-feira (3), o Flamengo inicia sua campanha na CONMEBOL Libertadores visitando o Deportivo Táchira , da Venezuela, às 21h30 (de Brasília), pela 1ª rodada do...

Justiça determina uso de tornozeleira eletrônica para ex-conselheiro do Flamengo por ataque homofóbico a Bap

Justiça determina uso de tornozeleira eletrônica para ex-conselheiro do Flamengo por ataque homofóbico a Bap

Luiz Eduardo Baptista, o Bap, presidente do Flamengo , apresentou na última quarta-feira, um pedido de prisão preventiva contra José Carlos Izidro Pereira, mais conhecido como...

Bap, presidente do Flamengo, sugere emanda antirracista ao estatuto do clube

Bap, presidente do Flamengo, sugere emanda antirracista ao estatuto do clube

O presidente do Flamengo, Luiz Eduardo Baptista, o Bap, encaminhou uma proposta mudança do Estatuto Social do clube ao presidente do Conselho Deliberativo, Ricardo Lomba, na...

Flamengo tenta quebrar retrospecto ruim em estreias e sequência de nove jogos sem vencer como visitante na Libertadores

Flamengo tenta quebrar retrospecto ruim em estreias e sequência de nove jogos sem vencer como visitante na Libertadores

O Flamengo dá a largada em busca do quarto título da Libertadores nesta quinta-feira, contra o Deportivo Táchira, na Venezuela. Esta é a 21ª participação rubro-negra...