Representante rubro-negro na seleção brasileira sub-20, Iago se reapresenta nesta semana no Ninho do Urubu e volta em alta ao Flamengo . Fez gols decisivos e foi campeão do Sul-Americano da categoria conquistado no último domingo, na Venezuela.
Além disso, o zagueiro de 19 anos ainda escapou do vexame dos 6 a 0 para a Argentina na estreia, na pior derrota da história do Brasil na categoria. Iago começou o campeonato no banco e entrou em campo quando os argentinos já haviam feito cinco gols.
Iago, do Flamengo, com o troféu do Sul-Americano Sub-20 pelo Brasil — Foto: Divulgação / conmeboltorneos
Da segunda rodada, na vitória por 2 a 1 sobre a Bolívia, em diante, o camisa 14 virou titular e não saiu mais do time. Com direito a gols importantes na bola parada: fez o primeiro do triunfo por 3 a 2 sobre o Equador e no hexagonal final marcou o da vitória por 1 a 0 sobre a Colômbia (veja no vídeo acima) , que estava invicta e tinha até então a melhor campanha.
Este título, o primeiro de Iago pelo Brasil, "completou" o currículo da base do zagueiro, que agora é campeão da Copa do Brasil Sub-17; da Supercopa do Brasil Sub-17; do Campeonato Brasileiro Sub-20; da Libertadores Sub-20; do Intercontinental (Mundial) Sub-20 e do Sul-Americano Sub-20.
Iago comemora título com a seleção sub-20 nas redes sociais — Foto: Reprodução / Instagram
— Glória a Deus, eu sou CAMPEÃO de tudo!🙏🏼😭🇧🇷 Zerei o game hahaha! — brincou Iago em postagem nas redes sociais, onde também publicou uma homenagem ao avô Otacílio, que morreu ano passado, e ao amigo Arthur Vinícius, vítima do incêndio do Ninho em 2019:
— Por vocês sempre!😭👼🏽
Iago homenageia avô e amigo falecidos — Foto: Reprodução / Instagram
No currículo de Iago, na verdade, falta um título estadual na base. O Carioca da categoria ainda não tem data marcada em 2025, mas a Copa Rio começa em março. Mas o Flamengo deve disputar o torneio com o seu time B para priorizar a Libertadores Sub-20 no mesmo mês.
Nas redes sociais, o Flamengo deu moral para Iago nesta segunda-feira e fez uma postagem do zagueiro com o troféu e a legenda: "Levantar taça é com ele mesmo. Mais uma conquista pra conta de um dos nossos #GarotosDoNinho! Parabéns, Iago! Campeão Sul-americano Sub-20 com o Brasil! 🫡🏆"
Iago volta ao Flamengo em alta, mas terá que recuperar espaço no clube. Enquanto zagueiro estava na seleção brasileira, João Victor passou à frente na fila. O zagueiro, que é um ano mais novo, também estava convocado pelo Brasil, mas Filipe Luís e José Boto pediram sua liberação para a CBF.
Iago comemora um gol pela Libertadores Sub-20 — Foto: Conmebol
João Victor então foi com o Flamengo para os Estados Unidos em janeiro e participou de toda a pré-temporada com o grupo principal. Na volta da delegação, ele jogou os 90 minutos da vitória por 2 a 0 sobre o Sampaio Corrêa, quando Filipe Luís poupou os titulares.
Iago e João Victor formaram a dupla de zaga na final do Intercontinental Sub-20 contra o Olympiacos, da Grécia. O ge apurou que internamente no Flamengo estão apostando alto em João Victor, que tem mais característica de saída de bola, e por isso ele passou à frente de Iago na fila.
João Victor tem dois jogos no profissional (ele estreou no 3 a 0 sobre o Criciúma no Brasileiro do ano passado), enquanto Iago tem um, no empate em 0 a 0 com a Portuguesa no Carioca de 2024. Além da dupla, atualmente Filipe Luís conta para a zaga com os titulares Léo Ortiz e Léo Pereira; o recém-chegado Danilo, que vem pedindo passagem, e Cleiton, de 21 anos.
Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv