Revelação no último Campeonato Brasileiro, o goleiro Hugo voltou a ser lembrado por Tite. O jogador do Flamengo estava na pré-lista elaborada pelo técnico da Seleção para a convocação que aconteceria para os jogos das Eliminatórias em março.
Por conta das restrições de viagens devido à pandemia de coronavírus, os jogos acabaram adiados (ainda não foram remarcados), e a convocação não ocorreu. Tite e sua comissão técnica preparavam lista larga para fazer ajustes de acordo com as possibilidades de convocações em meio à Covid-19.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2021/1/U/MjJUu4T8a6LRFwzykCpw/12-1-.jpg)
Hugo Souza em ação pelo Flamengo no Campeonato Brasileiro — Foto: André Durão
Tite e a comissão técnica se preparavam para diversos cenários. O que incluía fazer convocações apenas com atletas que conseguissem liberações em países com menos exigências de quarentena no retorno, além dos jogadores que atuam no Brasil; fazer convocação mais larga com série de jogadores de dentro do país e também os "estrangeiros", buscando liberações até o momento da apresentação; e, ainda em chance mais remota, convocar apenas jogadores que atuam no Brasil.
Um dos goleiros de preferência de Tite é Weverton, em grande fase no Palmeiras, titular nos dois primeiros jogos das Eliminatórias. Os outros dois convocados são Alisson, do Liverpool, e Ederson, do Manchester City. Tite sabia que estes dois dificilmente seriam liberados .
Os técnicos das equipes inglesas abriram o jogo em coletiva de imprensa e disseram que eram contra a liberação de atletas para a rodada das Eliminatórias.
Normalmente, não há limite de pré-convocados, mas a CBF costumeiramente convoca apenas 23 atletas - durante a pandemia adotou a "lista de espera" com mais alguns atletas. A rigor, as seleções só precisam passar uma relação de 23 relacionados até 24 horas antes do primeiro jogo.
/s.glbimg.com/es/ge/f/original/2018/09/24/whatsapp_image_2018-09-24_at_12.44.00.jpeg)
Tite e Hugo Souza, na primeira convocação do goleiro, em 2018 — Foto: Arquivo pessoal
Hugo, que terminou o Campeonato Brasileiro como titular do Flamengo, por conta da lesão de Diego Alves, foi convocado uma vez por Tite para a Seleção, em 2018. Na época, com 19 anos, ainda estava no sub-20 rubro-negro e foi incluído na lista para os amistosos contra Estados Unidos e El Salvador.
- Queríamos dar lastro, experiência, know how na posição. Alisson e Ederson têm 25 e 26 anos, respectivamente. Trabalhar esse jogador não é para mim, é para a Seleção. Essa integração é importante. Por isso a convocação (de Hugo) - disse Tite na época da convocação.
Hugo antecipou seu retornou das férias e voltou aos treinos no Flamengo na última segunda-feira. Ele terá a concorrência de Diego Alves e Gabriel Batista. O clube também trabalha para trazer mais um goleiro caso encontre uma boa oportunidade de mercado.