Hernane Brocador foi talvez o último ídolo do Flamengo na época das "vacas magras". Os gols em 2013 e o protagonismo na conquista da Copa do Brasil deram uma alegria ao torcedor no processo de reconstrução financeira.
Atualmente em outro patamar, o Rubro-Negro tem uma dupla de ataque que faz inveja a qualquer torcedor: Pedro e Gabigol. Em entrevista ao ESPN.com.br , Hernane se derreteu pelos dois. No entanto, deixou claro que sua "versão de 2013" iria "voar" se jogasse no atual elenco.
Se há 10 anos o Flamengo atuava com três volantes e não tinha a mesma qualidade de 2023, o atual time tem Everton Ribeiro e Arrascaeta como dois garçons. E essa dupla faz Hernane cravar que faria o dobro dos 36 gols marcados em 2013.
"Acho que daria para dobrar (risos). É muita qualidade, aquele quarteto do ataques se conhece bastante. Comigo não era diferente porque falava muito fora de campo com o Léo Moura e os beiradas para combinarmos as jogadas. Se eu tivesse a chance de ter jogado com esse meio de campo, pode ter certeza que teria feito mais gols", disse o centroavante, atualmente no Brasiliense.
"Não estou dizendo que o nosso time era limitado, mas a gente jogava com três volantes, e eu fui feliz em fazer 36 gols. Imagina eu jogando com dois meias com a qualidade do Éverton Ribeiro e do Arrascaeta?", disparou.
Questionado se conseguiria fazer mais mais de 50 gols, o atacante deixou a modéstia de lado e brincou: "Ah, acho que mais....o Gabigol conseguiu fazer 43 gols. O Brocador faria muito mais de 50 gols naquela temporada (risos)", garantiu.
Como um especialista na arte de balançar as redes, Hernane fez vários elogios aos atuais atacantes do Flamengo.
"Vejo o Gabigol como excelente finalizador, um jogador que bagunça defesa adversária e se posiciona muito bem. O Pedro é o melhor centroavante que temos no Brasil. Apesar de ser alto, tem muita mobilidade, dribla muito bem, tem visão de jogo e sabe finalizar com a perna direita e a esquerda. Ele é titular em qualquer time do Brasil".
"O Flamengo está muito bem servido no ataque, eles se conhecem muito bem. E ainda tem o Bruno Henrique, que está voltando de lesão", disse.
Não gostou da saída de Dorival Jr.
O xodó da torcida rubro-negra acredita que foi um erro a saída de Dorival Jr. no final do ano passado mesmo após a conquista da Copa do Brasil e da Libertadores. Ele usou o Palmeiras, que mantém Abel Ferreira no cargo desde 2020, como um exemplo de sucesso.
"O Flamengo troca muito de treinador, acho que isso atrapalha um pouco o elenco. Quando está começando a pegar o esquema de jogo, troca o treinador. O Flamengo errou ao tirar o Dorival, o Palmeiras mantém o treinador há bastante tempo e sempre está ganhando, isso ajuda. Era para dar mais um tempo para o Dorival".
Apesar de Vítor Pereira ser contestado pela torcida, Hernane preferiu não criticar o trabalho do treinador português. Ele afirma que o clube vai superar o momento ruim e voltará a ser campeão.
"O VP nem teve tempo e já teve que jogar jogos decisivos. Ele não pôde treinar e não conhecia o elenco. Uma coisa é você ver na televisão, e outra é no dia a dia. Os atletas precisam pegar o seu esquema de jogo e tirar o estilo de jogo anterior".
"Sei que fez um bom trabalho no Corinthians, mas infelizmente não está acontecendo para ele no Flamengo. Mas daqui a pouco esse elenco voltará a ganhar títulos e dar alegrias para a torcida".
Próximo jogo do Flamengo
-
Vasco (C) - domingo (19/03), 18h (de Brasília) - Campeonato Carioca