Sporting Cristal x Flamengo, pela Conmebol Libertadores, foi suspenso pelo Governo do Peru

O Governo do Peru anunciou na noite desta terça-feira (5) a suspensão do jogo entre Sporting Cristal e Flamengo , que estava marcado para começar às 21h30 (de Brasília), no Estádio Nacional de Lima, pela 1ª rodada da fase de grupos da Conmebol Libertadores .

A comunicação foi feita pelo IPD (Instituto Peruano de Esportes), que alegou "questões de segurança" para tomar a medida, já que a cidade de Lima vem sendo tomada por protestos contra o Governo por conta do aumento de preços de combustíveis e fertilizantes.

"O IPD, através da Direção Nacional de Segurança Esportiva, procedeu a levantar a ata de cancelamento e informar a Federação Peruana de Futebol, que pode coordenar a reprogramação com os coordenadores da Copa Libertadores 2022, até que as condições de segurança sejam garantidas, a mobilidade social obrigatória seja levantada e se reestabeleçam as garantias constituicionais na cidade de Lima", diz trecho do comunicado.

Segundo apurou a ESPN , a Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) foi pega de surpresa com a medida , já que a entidade havia chegado mais cedo a um acordo com as autoridades peruanas para a realização da partida com portões fechados.

As tratativas, aliás, foram conduzidas pelo mandatário da Conmebol, Alejandro Domínguez, diretamente com o presidente do Peru, Pedro Castillo.

Todavia, Castillo recuou no último momento, principalmente depois de ter recebido fortes cobranças no Congresso do país.

O órgão que rege o futebol sul-americano ainda não tem planos de remarcação da partida, e não há data definida para o confronto ocorrer.

Com isso, o Flamengo também não sabe se segue em Lima se preparando para o jogo ou se retorna ao Brasil para seguir o planejamento para a estreia do Campeonato Brasileiro , que ocorre neste sábado (9), às 19h (de Brasília), contra o Atlético-GO , em Goiânia.

Vale salientar que, pelo regulamento da Conmebol, o Sporting Cristal pode ainda ser multado em US$ 250 mil (R$ 1,163 milhão) pela não realização da partida.

* Com informações de Pedro Henrique Torre e Enrique de la Rosa, de Lima (PER), e Pedro Ivo Almeida, Antônio Strini e Francisco De Laurentiis, de São Paulo (SP)