Governo do Peru decretou toque de recolher na madrugada de segunda e que se estende até o fim de terça-feira por conta da onda de protestos no país pela alta do preço de combustíveis e fertilizantes

A estreia do Flamengo na Conmebol Libertadores marcada para esta terça-feira (5), às 21h30, contra o Sporting Cristal , no Peru, pode ser adiada . O Governo do Peru decretou um 'toque de recolher' na madrugada de segunda-feira (4) e que se estende até o último minuto desta terça.

Em pronunciamento, o presidente Pedro Castillo decretou estado de emergência em Lima, local da partida, e Callao por conta da onda de protestos contra a alta do preço dos combustíveis e fertilizantes .

"O Conselho de Ministros aprovou a declaração de imobilidade cidadã (toque de recolher) das 2 da manhã (pelo horário local) às 11h59 da noite de terça-feira, 5 de abril, para proteger os direitos fundamentais de todas as pessoas, o que não impedirá a prestação de serviços essenciais para todos. peruanos", disse Castillo.

O ministro da Justiça também se manifestou e foi enfático em relação ao confronto de estreia entre peruanos e brasileiros na competição continental: a partida no Estádio Nacional teria de ser adiada.

" Vai ter que ser remarcada. Não esqueçamos que em medidas excepcionais existem ações extraordinárias que devem ser adotadas. Um jogo de futebol não pode ter precedência sobre a tranquilidade do país ", afirmou o ministro.

Até o momento, a Conmebol não se manifestou sobre o assunto, e a partida segue confirmada, às 21h30 (de Brasília), com transmissão pela ESPN no Star+ .

Por conta do toque de recolher, somente serviços considerados essenciais são tratados como exceção. São eles: profissionais das áreas de saúde, distribuição de água, saneamento, eletricidade, gás, combustível, telecomunicações e atividades correlatas, limpeza e coleta de resíduos sólidos, serviços funerários, transporte de cargas e mercadorias.