Nas fotos da viagem do Flamengo para Salvador, um sorriso que há muito não se via. Após a demissão de Tite e a efetivação de Filipe Luís como técnico principal, Gabigol deixou o fim da fila dos centroavantes e retomou o posto de titular da equipe prestes a completar 300 jogos com a camisa rubro-negra.
Na vitória por 1 a 0 sobre o Corinthians na semifinal da Copa do Brasil, o gol do ídolo rubro-negro não saiu por muito pouco. Na linda finalização de letra, à queima-roupa, Hugo Souza fez milagre e não deixou. E na bola rápida que surpreendeu o goleiro e estufou a rede, o VAR anulou por um impedimento milimétrico.
Mas Gabigol não tem motivos para lamentar, conforme demonstra o seu sorriso. E que não é da "boca para fora". O próprio pai do atacante, Seu Valdemir, em postagem nas redes sociais, não esconde que a alegria do filho voltou:
- Meu menino voltou a sorrir… Deus é justo e jamais abandona os seus filhos que lutam com dignidade, seguimos firmes e fortes em busca dos nossos objetivos 🙏🏾💪🏾🙌🏽.
Preterido por Tite, Gabigol voltou a ser titular depois de quase dois meses e começou os últimos dois jogos, contra Athletico-PR (no time misto do antigo treinador) e Corinthians (na estreia de Filipe Luís à beira do campo). Depois da partida, comemorou a rara sequência em 2024 em entrevista à "FlaTV", canal oficial do clube no YouTube:
- Eu me senti muito bem, era o que eu precisava: ter ritmo, fazer jogos consecutivos. A gente sabe que tem um elenco de grandes jogadores, sempre trabalhei bastante para essa oportunidade. Tive hoje, tive no outro jogo também, espero ter mais para poder sempre estar melhorando e me sentindo cada vez melhor - afirmou, elogiando o amigo e novo comandante:
- O Fili (Felipe Luís) é um grande amigo que eu tenho do futebol, mas realmente quando ele se tornou treinador a gente já sabia que isso ia mudar um pouco. Ele é meu treinador, um cara que eu respeito muito dentro e fora de campo, então a gente precisa trabalhar junto para poder melhorar as coisas do time, dos treinos, e ele tem muita influência nisso. Sempre teve. Então é um prazer trabalhar com ele novamente e espero ajudá-lo.
Porém, apesar de voltar a sorrir, Gabigol ainda tem o futuro indefinido no Flamengo . Com contrato terminando em dezembro, o atacante não sabe se continuará no clube ou se mudará de destino em 2025. Na temporada passada, após alinharem uma renovação por mais cinco anos, o Flamengo voltou atrás diante da má fase do ídolo e algumas polêmicas fora de campo. E criou-se um impasse.
A diretoria ofereceu uma outra proposta, com o aumento salarial que havia sido pedido pelo atacante, mas com vínculo de apenas mais uma temporada. Gabigol não gostou e recusou a oferta . Só que ele manteve o desejo de continuar no Flamengo , tanto que mesmo podendo assinar pré-contrato com outro clube não o fez (Palmeiras foi um dos interessados, por exemplo) e decidiu esperar o fim do ano.
Em recentes entrevistas, o presidente Rodolfo Landim afirmou que a oferta apresentada continua valendo, caso Gabigol decida aceitar. Se conseguir voltar a ser decisivo nesta reta final de temporada, o atacante pode ganhar bons argumentos para pleitear um vínculo mais longo.
Filipe Luís não definiu a escalação no último treino, mas com a exceção de Alex Sandro, poupado com incômodo muscular, deve usar força máxima para enfrentar o Bahia neste sábado, às 19h (de Brasília), na Casa de Apostas Arena Fonte Nova, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Com isso, Gabigol deve ser titular e irá completar 300 jogos pelo Flamengo (só 40 jogadores na história do clube jogaram mais que o atacante, veja a lista no fim da matéria). E nas outras duas vezes que atingiu marcas redondas com a camisa rubro-negra, o ídolo sempre estufou as redes.
No jogo de número 100, em fevereiro de 2021, Gabigol fez um dos gols da vitória por 2 a 1 sobre o Corinthians no Maracanã (veja no vídeo abaixo) .
Já no jogo 200, em setembro de 2022, o atacante marcou o gol rubro-negro no empate em 1 a 1 com o Ceará no Maracanã (veja no vídeo abaixo) . Nos minutos finais daquela partida, ele acabou expulso por chutar a bola em um adversário.
Além disso, na última vez que Gabigol jogou na Fonte Nova ele também marcou. Foi em maio do ano passado, quando fez o segundo da vitória por 3 a 2 sobre o Bahia (veja no vídeo abaixo) .
Veja a lista dos jogadores que mais jogaram pelo Flamengo , segundo dados do site "Flaestatística":
- Júnior - 875 jogos
- Zico - 732 jogos
- Adílio - 617 jogos
- Jordan - 609 jogos
- Andrade - 570 jogos
- Cantareli - 557 jogos
- Léo Moura - 519 jogos
- Carlinhos - 514 jogos
- Liminha - 513 jogos
- Jadir - 498 jogos
- Zinho - 469 jogos
- Murilo - 448 jogos
- Rodrigues Neto - 439 jogos
- Paulo Henrique - 436 jogos
- Leandro - 414 jogos
- Joel - 413 jogos
- Henrique Frade - 411 jogos
- Rondinelli - 407 jogos
- Everton Ribeiro - 394 jogos
- Tita - 391 jogos
- Newton Canegal - 390 jogos
- Biguá - 388 jogos
- Dequinha - 385 jogos
- Aílton - 383 jogos
- Willian Arão - 377 jogos
- Jarbas - 375 jogos
- Joubert - 369 jogos
- Modesto Bria - 369 jogos
- Dida - 358 jogos
- Pavão - 357 jogos
- Zé Carlos - 354 jogos
- Nélio - 347 jogos
- Júnior Baiano - 337 jogos
- Marquinhos - 337 jogos
- Juan - 333 jogos
- Fabio Baiano - 328 jogos
- Zizinho - 328 jogos
- Jayme de Almeida - 317 jogos
- Babá - 308 jogos
- Bebeto - 307 jogos
- Gabigol - 299 jogos
Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv