Futebol desde os 18 e consolidação na base: conheça Luiz Carlos, novo gerente do Flamengo

O carioca Luiz Carlos Azevedo Gonçalves Júnior, de 40 anos, é o novo gerente de futebol do Flamengo . Na última quinta-feira, o clube o oficializou como substituto de Fabinho Soldado, agora executivo do Corinthians. Apesar de jovem, Luiz Carlos milita no esporte desde os 18 e exerceu diferentes funções. O ge conta parte da trajetória do novo dirigente.

Apaixonado por futebol, Luiz Carlos tentou ser jogador profissional. Jogou nas categorias de base do Madureira e do CFZ e, quando viu que o sonho não se concretizaria, priorizou os estudos e se formou em Educação Física na UFRJ.

Ainda aos 18 anos, Luiz chegou ao Vasco. Começou como professor das escolinhas do Vasco-Barra e depois exerceu várias funções. Foi preparador físico, auxiliar técnico, coordenador de captação de jogadores e gerente técnico.

Luiz Carlos, gerente de futebol de base do Flamengo, e Zico durante a Copa CFZ de Clubes — Foto: Arquivo Pessoal

Foram 13 anos de Vasco até que em maio de 2015, o telefone tocou. À época responsável por um trabalho de muito sucesso na base do Flamengo , Carlos Noval, e Marcos Biasotto, o então gerente do Centro de Inteligência de Mercado (CIM), o convidaram. Luiz Carlos aceitou.

Assumiu a coordenação da captação dentro do Flamengo , liderança que exerceu até janeiro de 2021. Em 1º de fevereiro daquele ano, substituiu Eduardo Freeland no cargo de gerente geral da base do clube. Um mês e meio de estágio foi o suficiente para ser efetivado .

Luiz Carlos conseguiu resultados significativos nos três anos em que esteve à frente da base ao lado do vice-presidente da pasta, Vitor Zanelli. Em 2021, o clube quebrou recorde de títulos nas categorias inferiores, com 28. No ano seguinte, o número foi elevado para 36 taças.

O sucesso na base e o bom relacionamento com o comando do futebol, especialmente com Bruno Spindel, fizeram o Flamengo acreditar em Luiz Carlos como nome ideal para substituir Fabinho Soldado. Neste sábado, esteve em seu primeiro jogo com o time profissional.

Luiz Carlos ao lado de Juan antes de Flamengo x Volta Redonda — Foto: Fred Gomes

Além de ter se formado em Educação Física na UFRJ, Luiz Carlos fez pós-graduação em treinamento desportivo na mesma instituição. Quando assumiu a captação de talentos do Vasco, ingressou num MBA de gestão e marketing esportivo. Concluiu também o curso de executivo da CBF Academy e hoje está fazendo mestrado em Ciência da Motricidade Humana na Unilogos, da Florida.

Luiz Carlos foi dar um abraço em Lorran, do Flamengo, após o garoto dar entrevista ao ge no Ninho do Urubu — Foto: Fred Gomes

Neste sábado, após a vitória sobre o Volta Redonda, Bruno Spindel e Marcos Braz fizeram elogios a Luiz Carlos.

- A gente já deu as boas vindas ao Luiz Carlos. É um profissional em quem o clube confia muito. É da minha confiança, da confiança do Marcos Braz, do presidente Rodolfo Landim e do CEO Reinaldo Belotti. A gente está muito tranquilo com o movimento que foi feito em substituição ao Fabinho. Todos nós juntos estamos trabalhando para que seja um ano de muito sucesso e de muita alegria para a nação rubro-negra. Que, sob a liderança do Tite, a gente possa conquistar grandes títulos - afirmou Spindel.

Marcos Braz disse que o Flamengo rechaçou o preconceito contra profissionais jovens e formados em casa ao escolher Luiz Carlos para assumir a gerência do futebol profissional. E garantiu que a decisão tem a chancela do presidente Rodolfo Landim.

- As trocas foram movimentações internas, que a gente entendeu que teria que fazer. E quando saiu o Fabinho, a gente entendeu que teria que fazer algumas movimentações. Ou você vai para o mercado fazer uma contratação, ou você analisa internamente se você tem um profissional qualificado para essa posição. O que eu acho é que a gente não pode ter o preconceito quando se tem um profissional à altura que a gente entenda que possa exercer a função, internamente no clube, e não colocá-lo.

- E foi isso que a gente fez. A gente botou o Luiz exatamente por isso, porque a gente entende, eu entendo, o presidente entende, que ele tem qualidade para essa função, e foi feito isso, a gente, a movimentação interna, isso todo. Isso é movimentação que não tem que ser questionada, tem que ser explicada e entendo a tua pergunta. Só não tem que ser questionada.

Após estreia com vitória no sábado, Luiz Carlos faz sua primeira viagem com o futebol profissional na próxima quarta-feira, quando o Flamengo embarca para Aracaju. Na capital sergipana, os rubro-negros enfrentarão o Bangu, pela oitava rodada do Carioca, às 21h30 (de Brasília).

Luiz Carlos, gerente de futebol de base do Flamengo, em partida na Gávea — Foto: Arquivo Pessoal

Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv

Fonte: Globo Esporte